Muitos cristãos têm o costume de preparar, com muita antecedência, em sua casa, um presépio para representar o nascimento de Cristo. Mas, infelizmente, quão pequeno é o número dos que pensam em preparar em seus corações uma morada conveniente, em que Jesus Menino possa nascer e descansar!
Santo Afonso meditou longamente o mistério de Jesus Menino e pôs por escrito sua meditação. Em 1758, mandou imprimir sua Novena de Natal. Escreve o santo:
“O verbo eterno de Deus se fez homem; De grande se fez pequeno; de Senhor, escravo; de inocente, culpável; de poderoso, fraco; De todo para si, todo para todos; de bem-aventurado, sofredor; de rico, pobre; de altíssimo, humilhado”.
Meditar o mistério do Natal para Afonso é meditar na revelação do verdadeiro rosto de Deus. Esse Deus inesperado que aparece primeiro sob os traços de uma criança judia. Um Deus ardente de amor por nós, que vem acender o fogo de seu amor no coração de todos os homens, a fim de inflamá-lo de amor por ele e por seus irmãos e irmãs da terra.
Segundo Santo Afonso, na condição humana de uma criança frágil, Jesus se faz amável para despertar no ser humano o amor e atraí-lo a si. Portanto, negar-se a amar é recusar a salvação de Deus e permanecer no pecado. Aqui se recupera o sentido da liberdade humana, porque somente no amor é que o ser humano se faz livre e reflete em si a imagem de Deus.
Dessa forma, o ser humano não se converte pelo medo de Deus, mas somente quando opta por amá-lo. Para quem ama, deixar coisas e assumir outras nem sempre agradáveis não é peso, porque o amante sempre procura fazer tudo o que agrada ao amado.
Santo Afonso Maria de Ligório, ensinai-nos a preparar no coração um presépio vivo, onde o Menino Jesus encontre amor, humildade e descanso, para que, amando-O, sejamos verdadeiramente livres. Rezemos!
Dias Mais Doces: Surpresa de Morango e Kiwi
A sobremesa ganha frescor com uma receita especial para um almoço, feita com chantilly cremoso e a combinação leve e saborosa de morangos e kiwi.
Jornal da Padroeira: Retrospectiva relembra ano histórico da Igreja
Relembre os principais fatos da Igreja, como o Ano Santo, os 10 anos da encíclica Laudato Si’, a eleição do Papa Leão XIV e a continuidade do Sínodo até 2028.
Noite Santa: celebração do Nascimento do Menino Jesus
Na véspera de Natal, louvemos e demos graças a Deus Pai, que tanto nos amou, que enviou seu filho, Jesus Cristo, para a nossa salvação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.