Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 17 AGO 2020 - 15H23

Obesidade pode aumentar em até quatro vezes o risco de morte por Covid-19

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Médicos e cientistas da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram os dados de 5.652 pacientes que tiveram o teste positivo para o novo coronavírus, entre fevereiro e maio, deste ano. O risco causado pela obesidade foi ajustado no estudo, com uma exclusão de fatores extras como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros.

Os resultados mostraram que os pacientes obesos tinham até quatro vezes mais chance de morrer pela doença, especialmente homens e menores de 60 anos com Índice de Massa Corporal (IMC) elevado. A contagem do desfecho dos casos foi feita 21 dias após o início da infecção.

Dr. Mario Carra, presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, explica a associação entre a obesidade e o agravamento da Covid-19. Os cientistas afirmam, ainda, que o estudo é importante para que precauções extras sejam tomadas e evitem ainda mais riscos contra esse grupo.

No Brasil, de acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, mais de quatro mil pessoas obesas morreram com a Covid-19, desde o início da pandemia, quase metade delas com menos de 60 anos, índice mais alto para a faixa etária entre as comorbidades.

O endocrinologista orienta ainda que, o cuidado vale não somente para obesos, mas quem está em sobrepeso pode também ser acometido pelo agravamento do novo coronavírus. Segundo os resultados, quem está acima do peso tem 40% mais risco de morrer pela doença. Para obesos, a probabilidade pode ser 90% maior.

Como a obesidade vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, o endocrinologista faz um alerta e chama atenção para a prevenção da doença.

:: Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...