Notícias

Oração a São Benedito, o Santo Cozinheiro

Escrito por Rádio Aparecida

17 ABR 2023 - 07H00

Thiago Leon

Celebramos hoje uma ocasião muito especial para o povo católico brasileiro, comemorando o Dia de São Benedito, um dos santos mais queridos da Igreja e cuja devoção é muito popular no Brasil.

Na verdade, no calendário litúrgico, sua festa está marcada para o dia 5 de outubro, mas aqui em Aparecida (SP), São Benedito é reverenciado sempre na segunda-feira, oito dias depois da Páscoa.

O significado de sua vida e de sua festa

São Benedito é um dos santos mais populares do Brasil. Sua devoção chegou até nós graças aos portugueses, mas aqui ganhou um colorido e manifestações muito particulares, a todos nosso santo protetor dedica profundo respeito, amor desinteressado, condescendência pelas faltas e fraquezas demonstrando estar sempre zeloso e carinhoso, sobretudo com os doentes e necessitados.

Benedito possui o dom de penetrar as mentes e os corações, sempre disposto a ajudar a todos. A tradição popular enriqueceu sua vida com numerosos milagres e ele terminou os seus dias como cozinheiro, morreu no dia 4 de abril de 1589.

Padroeiro dos escravos, as festas em seu louvor são realizadas em todas as regiões mantendo tradições, usos e costumes. Perto de nós merece destaque a festa de Guaratinguetá, realizada desde 1757 e a festa de Aparecida pela presença de grande número de grupos folclóricos de muitas cidades e quase todas as regiões do país.

São Benedito e Nossa Senhora

Graças a influência dos portugueses, os negros africanos assim que vieram para o Brasil começaram a cultuar Nossa Senhora do Rosário, chamada também de Nossa Senhora dos Homens Pretos.

No século XVIII surgiram por todo o país as irmandades de São Benedito, formadas por devotos do santo negro, cozinheiro e descendente de escravos. Por isso os estandartes e bandeiras das congadas e moçambiques fazem referência ao santo e a Nossa Senhora do Rosário.

Como não podia deixar de ser, aqui em Aparecida à também uma forte referência com Nossa Senhora Aparecida, virgem da cor morena, com sua imagem tirada das águas e enegrecida pelo tempo.

E agora rezamos nos colocando mais uma vez sobre a proteção deste santo tão querido, que lá do céu intercede junto a Deus por todos nós:

Oração a São Benedito

Ó São Benedito, que encontrastes a verdadeira liberdade
servindo a Deus e aos irmãos,
independentemente de sua raça e cor,

Livrai-nos de toda forma de escravidão, venha ela de pessoas ou de vícios,
Ajudai-nos a tirar de nossos corações todo e qualquer tipo de maldade,
Ajudai-nos a reconhecer a todos como irmãos e irmãs
Amigo de Deus e da humanidade,
concedei-nos as graças que pedimos do mais íntimo de nossos corações.

Ó São Benedito, modelo a admirável de caridade e humildade
Por vosso ardente Amor a Maria Santíssima
que colocou o seu filho Jesus em seus braços,
ensinai-nos a sermos mansos e Humildes de coração,
fazendo com que um dia a bondade e a misericórdia
possam reinar plenamente entre nós.
Amém.

Glorioso São Benedito, rogai por nós!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...