Notícias

Padre Márcio Almeida fala da devoção a São Miguel Arcanjo em podcast

Escrito por Rádio Aparecida

29 SET 2022 - 10H03

São Miguel é um dos arcanjos de Deus cuja festa é comemorada dia 29 de setembro. Muito forte é sua devoção diante dos combates que passamos em nossa vida. Padre Márcio Almeida, reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo da cidade de São Miguel Arcanjo (SP), fala sobre cada aspecto da devoção do arcanjo em podcast especial.

História de São Miguel Arcanjo

Ouça:

A Sagrada Escritura diz muito sobre São Miguel Arcanjo. Há referências tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. O principal texto sobre São Miguel Arcanjo está no Capítulo 12 do Livro do Apocalipse que narra uma batalha que aconteceu no céu.

Eis que um anjo decide se rebelar contra Deus e esse anjo vai formar uma legião de seguidores e eles saem em batalha contra Deus. Surge então o Anjo chamado Miguel que sai na defesa de Deus que como seu nome diz ele Brada “quem como Deus?”, quem pode querer se igualar a Deus? Quem pode querer ocupar o lugar de Deus? Assim Miguel vence o demônio e o expulsa para Terra junto com todos os seus seguidores.

Se lá no céu São Miguel Arcanjo saiu em defesa de Deus, e como o demônio está aqui entre nós, continua sendo missão de São Miguel Arcanjo estar sempre defendendo a Deus e nos defendendo. O demônio atinge a Deus nos atingindo e o São Miguel Arcanjo se tornou o nosso defensor, aquele que está ao nosso lado nas lutas de cada dia.

Aparições de São Miguel Arcanjo

Ouça:

Uma das principais aparições de São Miguel Arcanjo aconteceu no Monte Gargano, no sul da Itália. Foram 4 aparições que tornaram esse lugar santo e de peregrinação até os dias de hoje. Existia um fazendeiro chamado Gargano que tinha muitos animais, ele convidou um grupo de amigos e seguiram em busca desse animal, encontraram o touro diante de uma gruta como que ajoelhado em adoração e tentaram remover o animal, mas animal estava como que colado no chão. Gargano então decide sacrificar o animal, pega seu arco e flecha e lança a flecha em direção ao touro e para surpresa de todos, essa flecha dá meia volta e atinge o próprio Gargano.

Assustados, eles vão até o bispo contar o fato e o bispo convoca 3 dias de jejum e oração. No terceiro dia, dia 8 de maio do ano 490, São Miguel Arcanjo aparece para aquele bispo e vai dizer que o próprio Arcanjo Miguel foi o autor daquele fato, porque ele queria que aquela gruta se tornasse um lugar de peregrinação, um lugar de devoção à ele. Assim surgiu a história da devoção à São Miguel Arcanjo lá no Monte Gargano.

Oração a São Miguel Arcanjo

Ouça:

Há uma oração do Papa Leão XIII conhecida como “Pequeno Exorcismo de São Miguel Arcanjo”. Conta a história que o Papa em um certo dia após ter presidido a Eucaristia e participando de outra missa no seu momento de agradecimento a Deus tem uma visão. Ele sai nervoso, vai direto a Sacristia e fica muito tempo trancado.

Quando sai, ele relata que teve uma visão do demônio querendo destruir a Igreja e que São Miguel Arcanjo sairia em defesa da Igreja. Assim, o Papa escreve uma oração e pede que essa oração possa ser difundida.

Desde 1884 a oração passou a fazer parte da vida do Papa e daqueles que estavam próximos a ele, e em 1886 se tornou a oração oficial que é rezada em todas as igrejas católicas do mundo. É uma oração forte e de poder, como o nome diz, é uma oração de exorcismo onde invoca a força de São Miguel Arcanjo nas lutas contra o mal.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,
Sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio,
Ordene-lhe Deus instantemente o pedimos,
E vós, ó príncipe da milícia celeste pelo Divino poder
Precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém

Formas de viver a devoção à São Miguel Arcanjo

Ouça:

Há vários caminhos de devoção ao Arcanjo Miguel, o mais conhecido é a Quaresma de São Miguel Arcanjo. Ela inicia no dia 15 de agosto e se completa no dia 28 de setembro, dia que antecede a festa do Arcanjo Miguel, dia 29 de setembro.

Para viver a Quaresma de São Miguel Arcanjo, a Igreja nos orienta a assumir uma penitência nesse tempo quaresmal, a fazer um conjunto de orações diante de uma imagem ou de uma estampa de São Miguel Arcanjo e de preferência com uma vela abençoada acesa.

A Quaresma de São Miguel Arcanjo surgiu no coração de São Francisco de Assis, um santo muito devoto do arcanjo Miguel. Foi ele quem pela primeira vez decidiu assumir um tempo de preparação em vista da festa de São Miguel Arcanjo, tempo esse chamado de quaresma de São Miguel Arcanjo. As orações da Quaresma são atribuídas a São Francisco de Assis.

Existe a Coroa ou Rosário de São Miguel Arcanjo que é atribuído a serva de Deus  a Antónia de Astónaco, que em 1750 teve uma revelação privada de São Miguel Arcanjo, que apareceu a ela e que pediu que ela propagasse essa coroa e rosário onde fazemos as invocações aos coros da hierarquia angelical pedindo a São Miguel Arcanjo tantas graças.

Temos o escapulário de São Miguel Arcanjo, um sinal de proteção que podemos trazer em nosso peito, contando sempre com essa proteção do arcanjo Miguel, reconhecido pela igreja, fonte de indulgências.

São Miguel Arcanjo e a Revolução de 32

Ouça:

A cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo, está situada há 180 km de São Paulo. A cidade nasceu diante dessa devoção, antes de ser um município já existia uma capela e uma fé ativa no coração do povo que ali morava. Essa capelinha se tornou uma paróquia e em 1886 recebeu seu primeiro padre, depois em 1889 foi que aquele vilarejo se transformou numa cidade.

Em 1932 aconteceu a Revolução Constitucionalista entre o estado de São Paulo e o Brasil, e nesse processo houve muita morte e destruição; chegando até a cidade de São Miguel Arcanjo montaram uma trincheira e falaram para os munícipes saírem da cidade que iria acontecer uma batalha.

Tomaram a casa paroquial e tornaram ela um quartel general. Pediram para que o padre saísse da casa, mas o padre se recusou porque se aproximava a festa de São Miguel Arcanjo e ele precisava rezar com o seu povo.

No dia 29 de setembro de 1932 com a trincheira de combate armada e os exércitos prontos para guerrear, eis que surgiu um clarão no céu e um homem avisa sobre o final da Guerra. Este fato está comprovado por um documento que diz que no dia 29 de setembro de 1932 aconteceu um armistício dando fim ao combate violento.

Depois o exército volta para cidade e ao entrar na igreja para agradecer o fim da Guerra, o capitão olha para imagem de São Miguel Arcanjo e diz “foi este homem quem avisou o fim da Guerra”.

:: Faça Tríduo dos Arcanjos com a Rádio Aparecida!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...