Notícias

Padres explicam vivência da Semana Santa em podcasts

Escrito por Rádio Aparecida

09 ABR 2020 - 16H11 (Atualizada em 03 ABR 2023 - 13H23)

Shutterstock

Estamos vivendo o período da Semana Santa, que é a profundidade maior de todo mistério da nossa vida cristã. A Rádio Aparecida convidou padres para explorarem os dias especiais e únicos da Semana Maior da Igreja.

Reflita cada um deles em sua casa!

:: Aprenda mais sobre a Semana Santa com os posts do A12

Domingo de Ramos

Nós iniciamos com a celebração daquilo que chamamos de Domingo de Ramos, nome mais popular e que envolve vários aspectos.

Padre José Alem conta o que Jesus viveu nesse dia e como devemos introduzir em nossa vida cristã suas lições:

Como viver a Semana Santa?

Padre Natalino nos faz pensar na doação extrema de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, durante o período de Sua Paixão e Morte.

Ele nos faz refletir sobre como viver de forma intensa e verdadeira a Semana Santa, pois “como vou estar me divertindo em qualquer lugar quando Ele, o Cristo, está sofrendo por mim e por meus pecados? Não posso! É exatamente isso que move cada um de nós para viver aquilo que é a doação extrema de Nosso Senhor”.

Significado da Páscoa

Nós estamos vivendo esse grande período da nossa vida cristã, que não tem palavras humanas que possam expressar esse mistério revelado por Deus, em pessoa, em Jesus Cristo: a Páscoa.

A palavra Páscoa significa, em hebraico, ‘passagem’ e lembrava aquela passagem que o povo fez saindo do Egito, passando o Mar Vermelho e chegando a caminhar pelo deserto até a terra prometida.

Todos os anos, até hoje, os judeus lembram este grande acontecimento e foi a partir daí que começou a Páscoa. Isso era apenas uma profecia, uma manifestação de uma verdadeira passagem, que deveríamos atravessar ao longo da nossa vida.

Ouça e compreenda melhor com Padre José Alem:

Início do Tríduo Pascal

Começamos hoje o Tríduo Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus, o centro da nossa vida de fé e, enquanto comunidades católicas, o centro do ano litúrgico.

Celebramos nesses dias a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus que o Cristo realizou. Quando morreu, destruiu a nossa morte e ressuscitou, renovando a nossa vida.

O Tríduo começa com a Celebração da Ceia do Senhor, tem seu cume com a Vigília Pascal e se encerra com o Domingo da Ressurreição. São três dias como se fossem uma única celebração, onde celebramos a Páscoa de Cristo e a passagem Dele e nossa deste mundo para a vida do Pai.

Compreenda mais sobre esses três momentos com Ir. Diego, missionário redentorista:

A vivência da Sexta-Feira Santa

Na Sexta-feira Santa, temos a celebração da Paixão e Morte de Jesus, onde, de fato, o silêncio, o jejum e oração devem ser mais intensos, em um clima de respeito diante da morte do Senhor que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, abrindo para nós a porta da eternidade.

É um dia em que somos chamados a um silêncio interior, para contemplarmos e entender o amor, sem limites de Deus Pai pela eternidade, a ponto de dar o Seu Filho único para que quem Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Ouça mais sobre esse dia santo com Padre Carlinhos:

:: Ouça mais conteúdos de Semana Santa da Rádio Aparecida


🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...