Notícias

Podcast traz conselhos do Papa Francisco aos jovens

Aproxime sua vida ainda mais dos planos de Deus com os caminhos apontados pelo Santo Padre

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

25 NOV 2023 - 11H00 (Atualizada em 28 NOV 2023 - 14H12)

Montagem Rafael Camargo/A12

Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco discursa e aponta caminhos para vivermos e alcançarmos a santidade. Aos jovens, em especial, muitas mensagens já foram destinadas em suas visitas, encontros, Angelus e muitos outros discursos.

Listamos cinco falas do Santo Padre à juventude que aconselhando-os na construção de um mundo mais justo, fraterno e um coração mais generoso, bondoso e amável.

#1 Dê valor e espaço para o que verdadeiramente agrega valor em sua vida e preencha o seu coração. O que vem do mundo não traz felicidade, mas sim o que fazemos para o outro e que vem de Deus. 
(trecho do discurso do Papa no Encontro com os Jovens, durante sua viagem apostólica para o Equador, Bolívia e Paraguai. em 2015)

"Jesus sabe que a verdadeira felicidade encontra-se em sermos sensíveis, em aprendermos a chorar com os que choram, está em nos aproximarmos de quem está triste, em deixar chorar sobre o próprio ombro, em dar um abraço..."

#2 Foque na sua vida, não fofoque, não olhe e nem julgue o próximo. Lembre-se que ao falar do outro, você diz muito mais sobre você mesmo.
(trecho do discurso do Papa no Encontro com os Jovens, durante sua viagem apostólica para o Equador, Bolívia e Paraguai. em 2015)

"Encontramos logo os defeitos dos outros e falamos, pois falar mal parece uma coisa doce, prazerosa. É algo que, com o pecado original que temos, nos leva a condenar os outros: a condenar. Encontramos logo coisas feias nos outros, sem ver as nossas. Mas Jesus diz: ‘Você condena alguém por essa pequena coisa, mas faz coisas muito piores e não as vê”.

#3 Tenha empatia, perdoe, seja puro de coração!
(também a partir de um trecho do discurso do Papa em Encontro com os Jovens, durante sua viagem apostólica para o Equador, Bolívia e Paraguai, em 2015)

"Felizes são aqueles que sabem colocar-se no lugar de outro, os que têm a capacidade de abraçar, de perdoar. Todos experimentámos isto alguma vez. Todos, em determinados momentos, nos sentimos perdoados: como é bom! É como reaver a vida, ter uma nova oportunidade."

#4 Respeite sempre a ideia, a visão e a crença do outro.
(afirmação do Papa Francisco numa entrevista para revista argentina Viva, em que elencou dez atitudes para uma vida feliz)

"Nós podemos inquietar o outro a partir de testemunhos, assim crescemos juntos ao nos comunicar. Mas a pior coisa é o proselitismo religioso, que paralisa: Eu falo com você para convertê-lo. Não! Cada um deve dialogar a partir de sua identidade. A igreja cresce por meio da atração, não por meio do proselitismo."

#5 Ame. Ame muito a Deus e ame o próximo.
(Feito num pronunciamento do Papa durante Angelus, em novembro de 2018)

"Deus, que é amor, nos criou por amor e para que possamos amar os outros, permanecendo unidos a Ele. Seria ilusório pretender amar o próximo, sem amar a Deus. Seria igualmente ilusório pretender amar a Deus, sem amar o próximo. As duas dimensões do amor, a Deus e ao próximo, na sua unidade, caracterizam o discípulo de Cristo."

Confira no podcast os conselhos na íntegra!



:: Confira os Podcasts da Rádio Aparecida sobre fé, devoção, informação, formação e evangelização!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...