Uma pessoa que foi batizada dentro do rito católico, mas que por algum motivo deixou a comunidade e foi para outra religião, e que depois quer retornar para a comunidade não precisa receber novamente o batismo, pois o primeiro foi válido.
Por isso, não se batiza duas vezes uma pessoa e tampouco existe aquilo que se chama de “revalidar”.
Esta é a dúvida da ouvinte Elvira, de Londrina (PR):
Uma pessoa que deixou a Igreja Católica, ao retornar, precisa ser batizada novamente?
Leia MaisÉ preciso ser batizado na Igreja Católica para se casar?É valido na Igreja Católica meu batismo em outra igreja cristã?Padre Carlinhos afirma que, para voltar a frequentar a Igreja, aproximar-se dos sacramentos e voltar a viver plenamente a fé católica, a pessoa deve apenas fazer um bom exame de consciência, procurar um sacerdote, fazer a profissão de fé e confessar-se.
“Uma vez perdoado e sabendo o que significa a Eucaristia, seu valor e importância na vida do cristão, poderá também aproximar-se desse sacramento.
Os Sacramentos são para nós as portas que estão sempre abertas para receber de volta os filhos que partiram, mas que nunca deixaram de ser filhos da Santa Mãe Igreja.”
O Código de Direito Canônico é bem claro a esse respeito:
Cân. 912: “Qualquer batizado, não proibido pelo direito, pode e deve ser admitido à Sagrada Comunhão”.
:: Aprenda mais sobre a Igreja com o “Religião também se Aprende”
Casa do Pequeno: um farol de esperança e formação para o futuro
Segundo a assistente social Bruna Gonçalves, a reinauguração da Casa do Pequeno amplia o acolhimento, com mais segurança e acessibilidade aos usuários.
Festa de São Benedito promove primeiro Concurso Literário
Confira as novidades da Festa de São Benedito de Aparecida 2026, em destaque o 1º Concurso Literário e a Exposição Histórica.
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.