Qual a diferença entre assunção e ascensão?

Clique abaixo para ouvir a explicação do Padre Lucas Emanuel e Padre Carlinhos:
Para compreender a assunção de Maria, o padre Lucas Emanuel, missionário redentorista, explica a diferença entre assunção e ascensão. Confira o áudio e acompanhe a explicação completa desta dúvida, que ainda confunde muita gente.
Leia MaisQual relação da Assunção de Nossa Senhora com Nossa Senhora da Glória?Oração à Nossa Senhora da AssunçãoAssunção: em Maria já chegamos à glória de JesusSabemos que a bondade de Deus elevou Maria, Sua Mãe, ao Céu. E é aí que está a diferença entre assunção e ascensão.
Vamos entender melhor: Na Ascensão de Jesus, Ele sobe ao céu por Sua força própria. já na Assunção de Maria, Ela é elevada ao Céu, não por sua força, mas pela Graça de Deus.
O Catecismo da Igreja, quando fala da Assunção de Maria, nos apresenta assim:
“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo.”
A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: “Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte […]”. (Liturgia bizantina, festa da dormição de Maria).
Nossa Senhora dormiu e foi elevada aos Céus. É isso que Deus quer também para nós: nos elevar ao Céu, nos dando o descanso merecido, nos aliviando de todos os sofrimentos e angústias que vivemos em nossa história. Nesse sentido, veremos que nossa morte é Graça de Deus. Dormimos para este mundo, para adentrarmos na eternidade que Deus nos reservou.
Clique e ouça o podcast para compreender sobre o Dogma da Assunção:
Maria Efigênia da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG) quer saber o que é o dogma da Assunção de Nossa Senhora?
Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, responde ao quadro “Religião Também se Aprende” que Maria é considerada, e é decretado pela Igreja, que ela foi Concebida Sem Pecado, por isso nós a chamamos Nossa Senhora de Imaculada Conceição, ou seja, ela nasceu sem a culpa do pecado original.
“Ela foi privada de tudo isso para ser a mãe do Salvador e, sendo Maria alguém que não experimentou o pecado, poderia ela experimentar da Morte?”, questiona.
No Dogma de Nossa Senhora Assunta ao Céu, a Igreja declara que Maria foi elevada à presença de seu filho Jesus e de Deus no céu de corpo e alma porque ela não teve pecado.
O Dogma da Assunção da Virgem Maria foi proclamada solenemente pelo Papa Pio 12 no dia 1º de novembro de 1950. A sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos sobre esse mistério divino!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Bolsonaro diz que quer repetir leis de armas dos Estados Unidos no Brasil
Declaração foi dada em entrevista concedida na última quinta-feira (30/06), no canal Fox News, emissora de TV por assinatura norte-americana

Como vender no WhatsApp? Aprenda 5 dicas!
Especialista traz dicas para pequenos empreendedores usarem a ferramenta na hora de vender

Segurança Pública: região Norte apresenta dados alarmantes
Brasil apresentou queda no número de mortes em 2021, segundo o Anuário de Segurança Pública
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.