Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 14 AGO 2020 - 09H38

Qual a diferença entre assunção e ascensão?


Para compreender a assunção de Maria, o padre Lucas Emanuel, missionário redentorista, explica a diferença entre assunção e ascensão.  Confira o áudio e acompanhe a explicação completa desta dúvida, que ainda confunde muita gente.

Leia MaisQual relação da Assunção de Nossa Senhora com Nossa Senhora da Glória?Oração à Nossa Senhora da AssunçãoAssunção: em Maria já chegamos à glória de JesusSabemos que a bondade de Deus elevou Maria, Sua Mãe, ao Céu. E é aí que está a diferença entre assunção e ascensão. 

Vamos entender melhor: Na Ascensão de Jesus, Ele sobe ao céu por Sua força própria. já na Assunção de Maria, Ela é elevada ao Céu, não por sua força, mas pela Graça de Deus.

O Catecismo da Igreja, quando fala da Assunção de Maria, nos apresenta assim:

“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo.”

A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: “Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte […]”. (Liturgia bizantina, festa da dormição de Maria).

Nossa Senhora dormiu e foi elevada aos Céus. É isso que Deus quer também para nós: nos elevar ao Céu, nos dando o descanso merecido, nos aliviando de todos os sofrimentos e angústias que vivemos em nossa história. Nesse sentido, veremos que nossa morte é Graça de Deus. Dormimos para este mundo, para adentrarmos na eternidade que Deus nos reservou.

Dogma da Assunção

Ainda a respeito do assunto, Maria Efigênia da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG) quer saber o que é o dogma da Assunção de Nossa Senhora?

Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, responde ao quadro “Religião Também se Aprende” que Maria é considerada, e é decretado pela Igreja, que ela foi Concebida Sem Pecado, por isso nós a chamamos Nossa Senhora de Imaculada Conceição, ou seja, ela nasceu sem a culpa do pecado original.

“Ela foi privada de tudo isso para ser a mãe do Salvador e, sendo Maria alguém que não experimentou o pecado, poderia ela experimentar da Morte?”, questiona.

No Dogma de Nossa Senhora Assunta ao Céu, a Igreja declara que Maria foi elevada à presença de seu filho Jesus e de Deus no céu de corpo e alma porque ela não teve pecado.

O Dogma da Assunção da Virgem Maria foi proclamada solenemente pelo Papa Pio 12 no dia 1º de novembro de 1950. A sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.

Ouça toda a explicação:


🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos sobre esse mistério divino!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.