Notícias

Seleção Gaúcha: conheça a música do Rio Grande do Sul

Cantores e compositores gaúchos que se destacaram na MPB e no Pop Nacional nas últimas décadas

Escrito por Rádio Aparecida

21 OUT 2023 - 17H45

Montagem Rafael Camargo/A12

Cantores e compositores gaúchos se destacaram ao longo dos anos na MPB e no pop nacional e a Rádio Aparecida busca homenageá-los no programa “Nosso Palco”.

É preciso conhecer de onde vêm as origens da música gaúcha, seja tradicional, seja nativista, tem ritmos que animavam as danças de salão centro-europeias no século XIX, como a valsa, a polca e a mazurca, que foram adaptadas para vaneira, vaneirão, chamamé, milonga, rancheira e chimarrita.

Leia MaisRelembre com carinho de grandes artistas da música que já se foramClube da Esquina: uma amizade musical de grandes sucessosCantores brasileiros tinham pseudônimos e cantavam em inglêsAprecie a nata da MPB no Nosso Palco

Com o surgimento do rock n' roll no final dos anos 1950 e dos Beatles nos anos 1960, a cena musical do Rio Grande do Sul sofreu um grande impacto. Nasceram inúmeros conjuntos musicais, que executavam versões “cover” dos sucessos internacionais.

Com o advento da jovem guarda, diversas dessas bandas passaram a incluir no seu repertório composições nacionais e também a criar canções próprias, o que foi se expandindo com o surgimento do psicodelismo e da tropicália.

Grandes nomes gaúchos você já deve conhecer: Elis Regina, Grupo Almôndegas, Nenhum de Nós, Adriana Calcanhoto, Engenheiros do Hawaii e mais! Ouça seus sucessos no “Nosso Palco”



🔊 Curtiu esse podcast sobre o som do Rio Grande do Sul? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...