Notícias

Tríduo e Oração a São Bento, que organizou a vida dos monges no Ocidente

Escrito por Rádio Aparecida

11 JUL 2023 - 10H45 (Atualizada em 13 JUL 2023 - 11H06)

Ao se aproximar a festa de São Bento, celebrada no dia 11 de julho, a Rádio Aparecida convida a refletir um tríduo preparatório para honrar o santo padroeiro da Europa e patriarca dos monges ocidentais

Por seu legado e influência, São Bento é venerado em toda a cristandade. Ele encontrou o seu amor e força em Cristo crucificado e como exorcista, submeteu os espíritos malignos com a famosa Cruz de São Bento.

São Bento nasceu em Núrcia, na atual região italiana da Úmbria, no ano de 480. Filho de uma nobre família, foi estudar na cidade no período de decadência do Império. Depois, jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar para as Montanhas da Úmbria, onde dedicou-se a uma vida de oração e meditação praticando os diversos exercícios para a santidade.

O período de solidão que passou nas montanhas foi uma preparação prévia para outra etapa fundamental de seu caminho. Depois de 3 anos vivendo numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos seus passos, que estudou as regras dos monges orientais para criar uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso Mosteiro de Monte Cassino, casa mãe da ordem beneditina.

A regra de São Bento criou dois pilares para a vida monástica: oração e trabalho. Eles não se contrapõem, mas estabelecem uma relação de simbiose: sem oração não é possível encontrar a Deus e o trabalho, por sua vez, é uma extensão da oração.

Rezemos para que possamos praticar as virtudes que levaram São Bento a ser reconhecido no grau da santidade, e que ele alcance de Deus as graças e bençãos que tanto necessitamos. Que ele nos livre dos perigos corporais e espirituais, e que nunca deixemos de estender as mãos ou ser um ombro amigo de todos aqueles que precisarem.

1º dia do Tríduo

Ó Glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade. Afastem-se todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado Alcançai do senhor a graça que vos suplicamos obtendo-nos finalmente para que, ao terminar nossa vida neste vale de lágrimas, possamos louvar a Deus convosco no Paraíso. Amém. Rogai por nós, ó glorioso Patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

2º dia do Tríduo

Deus pai de bondade, enviastes a humanidade vosso filho Jesus Cristo para ser o nosso Salvador, como Igreja, somos responsáveis em acolher a todos que vos procuram e que desejam encontrar em Jesus Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida, nossa comunidade se propõe fazer a renovação de sua ação pastoral. Para isto, precisamos da ação de vosso Espírito Santo para que tenhamos a sabedoria de perceber o que deve ser mudado, a graça da fidelidade em nossos projetos no anúncio de Jesus Cristo e a coerência na vivência da Fé recebida no nosso Batismo. Que nossas preces cheguem até vós por meio de São Bento, a vós a vosso filho Jesus Cristo e ao Espírito Santo de amor, todo louvor e toda glória. Amém. Rogai por nós, ó glorioso patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

3º dia do Tríduo

Ó Glorioso São Bento, modelo sublime de todas as virtudes, depósito puro da Graça de Deus, eis-me aqui humildemente prostrado diante de ti, Imploro ao teu coração cheio de amor para que intercedas por mim diante do trono de Deus. A ti recorrem todos os perigos que me rodeiam. Protege-me dos meus inimigos, do Mal inimigo em todas as suas formas, inspira-me a imitar em todas as coisas. Que tua benção esteja comigo sempre, de modo que eu possa fugir de tudo que não for agradável a Deus e evitar assim as oportunidades do pecado. Docemente eu te peço que consigas de Deus os favores e graças que eu tanto necessito nas provas, misérias e aflições da vida. Teu coração sempre esteve tão cheio de amor, compaixão e misericórdia aos aflitos ou àqueles com problemas de qualquer tipo. Tu nunca te despedistes sem consolo ajuda a qualquer pessoa que tenha recorrido a ti. Portanto, invoco tua poderosa intercessão na esperança que tu escutarás minhas orações e me concederás a graça especial em favor do que eu tão seriamente te imploro, se for para glória de Deus e para o bem de minha alma. Ajuda-me, ó grande São Bento a viver e morrer como um filho fiel de Deus. Que eu seja sempre submisso a sua santa vontade, a fim de alcançar a felicidade eterna no céu. Amém. Rogai por nós, ó glorioso patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração a São Bento

Ó Deus, vós que vos dignastes derramar sobre o bem-aventurado confessor, o Patriarca São Bento, o espírito de todos os justos, concedei a nós, vossos servos e servas, a graça de nos revestirmos desse mesmo Espírito, para que possamos com o vosso auxílio fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo, nosso senhor. Amém.

Recebamos agora a bênção de Deus por intercessão de São Bento Abade:

Que a Cruz Sagrada seja a tua luz,
Não seja o dragão o teu guia,
Que as forças do mal se retirem
e bebam os próprios venenos,
Que os maus amigos e os maus conselhos
estejam sempre longe de ti e de tua família,
Que a saúde e a paz estejam contigo,
Que sejas visto com bons olhos
por todos aqueles que te virem,
Que Deus abençoe sempre as obras de tuas mãos,
Que os frutos de teus trabalhos
sejam sempre abençoados, multiplicados
Que Deus seja sempre o teu refúgio
e a tua fortaleza, hoje e sempre.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


:: Acompanhe mais tríduos comemorativos dos santos clicando aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...