Notícias

Reze tríduo em preparação à festa de Nossa Senhora do Carmo

"Flor do Carmelo, Vinha Florida, Esplendor do céu, Ó mãe, virgem singular, Doce mãe sempre virgem, aos Carmelitas dai privilégio!"

Escrito por Rádio Aparecida

14 JUL 2023 - 12H05 (Atualizada em 14 JUL 2023 - 14H02)

A Rádio Aparecida convida seus ouvintes a rezar o tríduo preparatório para festa de Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de julho. Peçamos a Ela que nos ajude a caminhar na misericórdia, no amor, na paz e na fraternidade.

Que nos ajude a nunca desanimarmos diante das perseguições, procurando, revestidos de Maria, a continuar firmes no Senhor e confiando em sua providência. Que a vida de oração no monte de Deus nos acompanhe nesses dias difíceis e desafiadores, para podermos contemplar o Deus misericordioso. Que a Virgem Mãe nos ampare em todas as dificuldades.

Rezemos com Pe. Edcarlos Amorim, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Vila Maristela, de Presidente Prudente (SP).

1º dia

Ó Maria, Mãe e Mestra do Carmelo, neste dia solene elevamos a vós a nossa oração e, com a confiança das crianças, imploramos a vossa proteção. Vós sabeis, ó Virgem Santíssima, as dificuldades das nossas vidas: Voltai o vosso olhar sobre nós e dai-nos forças para vence-las.
O título com que hoje vos celebramos, relembra o lugar escolhido por Deus para se reconciliar com seu povo, quando, em arrependimento, quer volta-se de novo para ele.
Foi do Carmelo, aliás, que o profeta Elias ergueu sua oração para que viesse a chuva restauradora depois de uma longa seca. Foi como sinal do perdão de Deus, que o Santo Profeta vibrou de alegria ao ver a pequena nuvem se levantar do mar e brevemente cobrir o céu. Naquela pequena nuvem, ó Virgem Imaculada, os vossos filhos vos viram, levantando-se do mar da humanidade pecadora, nos dando de Cristo a abundância de todas os. Que este dia seja de uma grande primavera de graças e bênçãos para todos nós mais uma vez.

2º dia

Ó Maria, Mãe e Mestra do Carmelo, como símbolo de nossa devoção filial, temos o Escapulário que trazemos em vossa honra; para mostrar o vosso afeto, considerai-o como vossa veste e como sinal da nossa consagração a vós, na espiritualidade particular do Carmelo. Nós vos agradecemos, ó Maria, por este Escapulário que nos destes para que sejamos defendidos contra o inimigo da nossa alma.
Nos momentos de tentação e de perigo nos lembramos de vosso amor. Nossa Mãe, neste dia, que recorda a vossa constante benevolência para conosco, repetimos com confiança a oração que durante séculos a Ordem Carmelita foi a vós consagrada: “Flor do Carmelo, videira em flor, esplendor do céu, vós sois virgem e mãe, leve e atenciosa. Seja para os Carmelitas: estrela do mar".
Neste dia que nos tendes aos vossos pés, dai-nos um novo impulso de santidade para todos nós, para a Igreja e para o Carmelo. Queremos renovar, com a vossa proteção, o antigo compromisso de nossos pais, pois também estamos convencidos de que "todos devem viver na presença de Jesus Cristo e servi-lo fielmente com um coração puro e uma boa consciência.


3º dia

Grande é o vosso amor, ó Maria, pelos devotos do Escapulário do Monte Carmelo. Ajudai-nos a viver nossa vocação cristã aqui na terra, tendo para conosco o cuidado de nos livrar das sentenças do purgatório, apressando a nossa entrada no céu.
Vós sois uma mãe para vossos filhos porque cuidais deles sempre que precisam, suplicando vossa intercessão.
Mostrai, pois, ó Rainha das almas atribuladas, o vosso poder como Mãe de Deus e dos homens, resgatando as almas que sentem a pena purificadora da distância de Deus agora conhecido e amado. Imploramo-vos, ó Virgem, pelas almas dos nossos entes queridos já falecidos e por aqueles que em suas vidas foram revestidos com o vosso Escapulário, carregando-o com devoção e compromisso.
Mas não queremos nos esquecer das outras almas que aguardam a plenitude da visão beatífica de Deus. Para que todos possam obter a purificação pelo sangue redentor de Jesus Cristo, sendo admitidos o mais rápido possível na felicidade sem fim. Intercedei por nós, especialmente nos últimos momentos de nossas vidas, quando a escolha suprema do nosso destino eterno é decidida. Tomai-nos pela mão, ó Mãe querida, garantia de toda graça e de salvação.

Devoção à Nossa Senhora do Carmo

A tradição conta que Nossa Senhora apareceu, em 16 de julho de 1251, a Simão Stock, que tempos depois foi proclamado santo. Nesse período, a Ordem dos Carmelitas também começou a ser perseguida pelos mulçumanos. E os frades invocaram de modo especial a Virgem do Carmelo. 

São Simão pediu um sinal de proteção de Maria e recebeu de suas mãos o “escapulário” como sinal de união com a Mãe de Deus, e a mensagem: “Eis aqui um sinal de minha aliança”. Prova desse amparo celeste foi a cessação das hostilidades à ordem e o aumento no número de vocações.

Oração

Queremos vos agradecer, oh doce Mãe, virgem bendita. Neste dia que nossos pais escolheram para vos agradecer pelos vossos benefícios, queremos continuar mostrando nossa gratidão e a generosidade de nossos corações.
Ensinai-nos, ó mãe, a graça de viver longe do pecado. Livrai-nos de todos os males da alma e do corpo. Obtende-nos as graças que pedimos para nós mesmos e para os nossos entes queridos. Vós podeis atender nossos pedidos, e confiamos que irás apresentá-los a Jesus, vosso Filho e nosso irmão.
Abençoai a todos, ó Mãe da Igreja e Rainha do Carmelo. Abençoai ao santo Padre, o Papa que, em nome de Jesus, lidera a Igreja. Abençoai os Bispos, Sacerdotes, Diáconos e todos os que o Senhor chama para segui-lo na Vida Religiosa Consagrada. Abençoai aqueles que sofrem males do espírito e com as dificuldades da vida. Iluminai as almas tristes e aquecei os corações inquietos. Apoiai aqueles que usam o vosso Escapulário, buscando imitar as vossas virtudes. Abençoai e libertai as almas do purgatório. Abençoai a todos os vossos filhos, ó Mãe e consoladora.
Ficai sempre conosco, na dor e na alegria, na tristeza e na esperança, agora e quando entramos na eternidade. Amém.


:: Escute outros podcasts de tríduo aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...