Por Rádio Aparecida/A12 Em Notícias

Semana do Meio Ambiente: a espiritualidade a partir da perspectiva dos biomas

 

biomas brasileiros_foto: shutterstock

A partir de um olhar de espiritualidade a natureza traz uma ligação com a Divindade.

O missionário Redentoristra, padre Marcio Fabri dos Anjos, doutor em Teologia Moral e professor de Teologia apresenta a oração do Salmo 8 e aponta como o ser humano está em um lugar privilegiado no meio da natureza.

"Esse privilégio é um presente de Deus para sermos participantes do Seu poder criador. A Bíblia descreve essa criação de um modo muito significativo - 'Que Deus nos plasmou do barro soprou sobre nós com o sopro divino e começamos a respirar' - ao nos dar o respiro Deus nos deu também o poder de assoprar, de comunicar o sopro de vida divina para outros seres", colocou.

Ouça:

A conectividade do humano com o ambiente está diretamente ligada ao sentidos do corpo, entre eles o olfato, ou seja o respirar. Numa perspectiva mais emocional, o Missionário Redentorista, padre Marcio Fabri dos Anjos, doutor em Teologia Moral e professor de Teologia aponta como o ambiente em que vivemos não é só ecológico, mas também um ambiente social de inter-relações, nesse sentido ele explica como o respirar tem dois significados.

:: Maria e cuidado com o planeta

" Respirar tem duas respostas, a primeira é puxar o ar com os pulmões e a segunda é trazer para dentro de nós as ideias, e sentimentos que nós captamos no ar, nos relacionamentos, nos ambientes que frequentamos. É importante perceber isso, porque assim como ar tem diferentes qualidades, o ambientes de ideias e sentimentos também tem qualidades diferentes, em geral percebemos os sentimentos negativos que as pessoas carregam dentro de si, e aí dizemos: ' o clima ficou pesado', e ao contrário, quando respiramos um clima alegre, mesmo estando meio pra baixo, nós acabamos levantando a cabeça ganhando novas energias", exemplificou. O bioma também é sempre socioambiental, pois inclui a influência dos outros em nós e de nós nos outros, a qualidade do bioma depende ao mesmo tempo da ação de cada um.

Ouça:

:: Saiba mais - Semana do Meio Ambiente: O que é um bioma?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida/A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.