Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 10 JAN 2020 - 11H21

Tem promessas para um novo ano? Ouça as 5 mais desejadas

Ouça podcasts do Notícias em 30 entrevistando brasileiros e especialistas que falam sobre promessas de ano novo




Comprar um carro ou uma casa. Mudar os hábitos ou ser uma pessoa melhor. Emagrecer ou simplesmente melhorar a alimentação são alguns dos desejos que vem à tona a cada final de ano.

Os sentimentos, muitas vezes, são de esperança e oportunidade de renovação pelo ano novo que chega. O problema é que nem sempre esses desejos são mantidos durante os 365 dias do ano.

O Notícias em 30, jornal da Rádio Aparecida, transmitiu uma série de reportagens especiais sobre as promessas de começo de ano. As reportagens são de Estéfani Braz e os trabalhos técnicos de Marcos de Prado.

Crescimento pessoal

Um levantamento da rede social Twitter, realizado entre os dias 29 de dezembro de 2017 e 5 de janeiro de 2018, mostrou que, entre as principais metas dos brasileiros naquele início de ano, estavam ir para academia, conseguir um emprego novo, parar de fumar, viajar e emagrecer.

Para alguns, alcançar o objetivo sozinho é uma tarefa tranquila. Para outros, é necessário procurar por ajuda e, nesse processo, a busca por um acompanhamento profissional pode ser uma saída para quem não consegue manter.

Para Nelson Fragoso, professor de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o problema é que as pessoas traçam objetivos sem desejar, de fato, essas mudanças.

Jéssica Ferraz é advogada e teve um ano de 2017 complicado e conta que teve como objetivo, ajeitar a vida em 2018 e terminar o que havia deixado para trás. Apesar de árdua, alcançar a meta traçada trouxe um novo ânimo.

Crescimento profissional

A leve retomada da economia não foi o suficiente para ganhar a confiança do trabalhador brasileiro que continua em busca de um emprego com carteira assinada.

De janeiro a outubro de 2019 foram abertas 912 mil vagas formais, o maior saldo verificado para o período desde 2014. Apesar disso, o Brasil tem hoje 12 milhões e meio de desempregados.

Para quem tinha como meta mudar de emprego, isso trouxe um pouco de insegurança. Não para Maria Cláudio Ribeiro, formada em Publicidade e Propaganda, que nadou contra a maré e foi em busca do objetivo traçado para 2019: deixar o interior para viver na capital trabalhando com o que gosta.

O caminho para se alcançar o objetivo, muitas vezes, é tortuoso e exige renúncia; no caso de Maria Cláudia, ela precisou trabalhar por um tempo fora da área de formação até conseguir atingir a meta.

Sair de um emprego e ir em busca de uma nova oportunidade, assim como fez a publicitária Maria Cláudia, deve ser muito bem analisado e a preparação é essencial em um momento em que a economia começa uma leve retomada. 

Leonardo Berto é gerente de recrutamento da Robert Half e fala da importância da autoanálise neste processo. Já Nelson Fragoso, professor de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ressalta que a principal meta de vida deve ser a felicidade.

Melhora da saúde

Assim como Stefany Conti, que é radialista, quem nunca começou o ano dizendo que iria focar na academia, se exercitar mais, melhorar a alimentação ou que iria ser o ano de emagrecer?

Dar o ponta pé inicial é a maior dificuldade enfrentada no processo de mudança de hábitos. O cansaço, a preguiça, a adaptação ou até mesmo se privar de comer aqueles alimentos gordurosos ou cheios de açúcar estão também entre os maiores obstáculos.

Não desistir é o segredo para alcançar o que se deseja e, talvez, 2020 seja a chance para Stefany conseguir mudar os hábitos!

O esforço traz recompensas e ir atrás do objetivo varia de pessoa para pessoa. Cada um, a sua maneira, como é o caso do comerciário Bruno Mantovani. Após ultrapassar seus próprios limites, Bruno só busca manter o empenho e a determinação.

Ter clareza do objetivo é a chave para quem quer começar, mesmo que a passos lentos, cumprir a meta, como fala a nutricionista Maria Flavia Sgavioli. “Começar devagar ajuda a aguentar mais tempo no propósito e favorece a transformação”, sugere.

A Fé como combustível para continuar

Não é só a conquista de bens materiais que se tem como promessas de ano novo. O aprofundamento na vida espiritual, ter mais empatia, agradecer mais a Deus pelo que já foi conquistado e lembrar dEle durante este processo também estão no planejamento de muitas pessoas que querem ter o sentimento de renovação no ano que chega.

O Padre José Carlos de Melo, o Padre Carlinhos, lembra que planejar significa tomar as rédeas da vida e, sentir de fato, a responsabilidade de decidir sobre a própria existência.

Buscar ser uma pessoa melhor para si e para os outros é o propósito feito pela jornalista Maria Beatriz Cruz Germano. E para não aumentar o risco de errar, a Maria Beatriz tenta sempre se lembrar do que a fez querer melhorar as próprias atitudes.

Independente do resultado o importante, ressalta o Padre Carlinhos, os erros também ensinam muito.

Como manter o foco para alcançar as metas?

Colocar uma meta para ser cumprida durante o ano é mais fácil do que realizá-la? Para algumas pessoas, essa é resposta é sim.

Mas algumas dicas podem ajudar você a se organizar e chegar ao objetivo traçado. A primeira delas é sempre revisar as metas estabelecidas, como explica Nelson Fragoso, professor de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Outra meta importante para grande parte dos brasileiros tem a ver com o planejamento financeiro. Pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta os seguintes desejos:

- guardar dinheiro (49%).

- planejamento de uma viagem (30%)

- a compra ou reforma da casa (28%)

- tirar as finanças do vermelho (27%)

Ana Rosa Vilches, educadora financeira da DSOP lembra que a família é papel fundamental neste processo. Stefani França, personal trainer, segue o ritual de listar, anualmente, os planos para o próximo ano e conferir os que havia feito.

A educadora financeira lembra que a família é papel fundamental neste processo. E por falar em família, Stefani desejou e planejou também a chegada do primeiro filho. O resultado? Veio mais rápido que o esperado.

E se o que você prometeu ou estabeleceu como meta ainda não deu certo, não deixe de acreditar. O Padre José Carlos de Melo, Padre Carlinhos, lembra que você nunca estará sozinho e o seu caminho não é igual ao de outras pessoas.


🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...