Notícias

Tríduo de São José Operário: bênçãos para os trabalhadores

Reze fortemente ao santo carpinteiro pela sua carreira!

Escrito por Rádio Aparecida

29 ABR 2021 - 08H55 (Atualizada em 28 ABR 2022 - 15H27)

O Dia do Trabalhador ou Dia Mundial do Trabalho não é só uma data de fundo consumista, patriótico ou religioso, e também não apenas mais um feriado. 

No Brasil, a primeira celebração deste dia aconteceu na cidade de Santos em 1895, por iniciativa do Centro Socialista que também demandava a redução da jornada de trabalho. Em 1925 a data foi estabelecida como feriado nacional por um decreto do presidente Arthur Bernardes; mais tarde o presidente Getúlio Vargas aproveitou o dia para anunciar leis que atendiam as reivindicações dos trabalhadores.

A situação dos trabalhadores atualmente no geral não é tão desumana quanto antes, mas ainda falta muito para conquistarmos condições de vida digna para todos. Hoje, nossos desafios são outros: os cuidados com a saúde dos trabalhadores, a ampliação da oferta de trabalho especialmente para os jovens, uma melhor formação para o trabalho e ainda convivemos com situações de desrespeito dos direitos conquistados, chegando a casos extremos de escravidão que ainda existe em nosso país. Segundo as pesquisas, são mais de 13 milhões os desempregados no Brasil.

Nesse primeiro dia de nosso tríduo que prepara a festa do trabalho e o dia de São José Operário, rezamos por todos aqueles que estão desempregados e buscam um novo emprego. Quem rezará conosco é o padre Renato Quezini, pároco da Comunidade São José Operário da arquidiocese de Maringá (PR):

São José, protetor da Igreja Universal, assumiu esse compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé, do campo, da indústria, autônomo ou não, mulher ou homem, esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja nesta festa do trabalho autorizada pelo Papa Pio XII deu um lindo parecer sobre todo esforço humano: "que gera luz e faz crescer, faz crescer obras produzidas pelo homem", assim disse o papa. Queremos reafirmar de forma solene a dignidade do trabalho, afim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.

Nesse segundo dia do tríduo preparatório da festa do trabalho e de São José Operário, rezamos por todas as famílias e por todos os trabalhadores. Quem reza conosco é o padre Alexandre José, pároco da comunidade de São José Operário da cidade de Muzambinho (MG):

Pensar o tema do trabalho não é coisa tão simples. A sociologia define o trabalho como a realização de tarefas que envolvem o dispêndio de esforço mental e físico, com o objetivo de produzir bens e serviços para satisfazer necessidades humanas. Uma ocupação ou emprego é um trabalho efetuado em troca de um pagamento ou salário regular; o trabalho é em todas as culturas a base da economia.

Mais do que nunca é essencial compreender o trabalho como forma de garantir o bem viver de todos, mas precisamos sonhar com outro, onde a gente trabalhará para viver e não viverá para trabalhar, onde não se chamará nível ou qualidade de vida ao nível de consumo onde ninguém morrerá de fome, porque ninguém morrerá de indigestão. Nesse novo mundo, o trabalho não será um pesadelo, mas um ato criativo de prazer e realização humana.

Concluindo nosso tríduo preparatório da festa de São José Operário e do trabalho rezamos por todos os trabalhadores e pelo trabalho. Quem reza conosco é o padre Valdomiro Soares Machado, pároco da Comunidade São José Operário na cidade de Montes Claros (MG):

:: Ouça mais tríduos evangelizadores da Rádio Aparecida clicando aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...