Por Ivana Magda Em Notícias

Vamos conhecer as diferenças entre os leites

dicas_da_ivana_29_09

Leite tipo A - É ordenhado mecanicamente, pasteurizado e embalado na própria fazenda. O leite tipo A e o tipo B quase não apresentam diferenças, sendo que o leite tipo A contém mais gordura e menos proteína do que o leite tipo B.

 

Leite tipo B - A ordenha também é mecânica, as vacas ficam em estábulos, e o armazenamento e o transporte devem ter refrigeração. A pasteurização desse tipo de leite não ocorre na fazenda.

 

Leite tipo C - Geralmente é procedente de produtores não especializados. As vacas ordenhadas ficam no pasto, e a ordenha pode ser mecânica ou manual. O leite é armazenado e transportado em temperatura ambiente, da fazenda até a usina onde será pasteurizado. Por isso, a contagem de bactérias nesse tipo de leite pode ser muito alta.    

 

O leite integral é rico em gordura saturada e é uma boa opção para crianças e adolescentes em fase de crescimento, e que precisam de uma dieta rica em vitaminas e sais minerais.

 

O leite semidesnatado ou leite em pó desnatado possui uma quantidade menor de gorduras saturadas e um valor calórico menor do que o leite integral.

 

O leite desnatado possui 0,5% de gordura, sendo classificado como um leite magro, já que não possui quase nada de gordura.

 

O leite com baixo teor de lactose foi desenvolvido por algumas empresas para as pessoas que têm intolerância. Estas pessoas não conseguem produzir a enzima lactase, que digere a lactose. Este tipo possui todos os nutrientes que compõem o leite integral.

 

O leite enriquecido com vitaminas contém vitaminas A, D, B6, B12, C e E, além de ácido fólico e nicotinamida. Algumas empresas desenvolveram também um leite enriquecido com ferro, no qual, além dos nutrientes do leite, a quantidade de ferro pode variar de 0,8 a 3 mg a cada 100 ml. Também podemos encontrar no mercado leites enriquecidos com cálcio e ômega 3, e leite enriquecido com fibras, todos visando um melhor funcionamento do organismo.

 

A diferença entre o leite UHT e o pasteurizado, é que o leite UHT está completamente livre de bactérias, e pode ser estocado por até 180 dias em temperatura ambiente; enquanto que o leite pasteurizado tem o número de bactérias reduzido, com destruição das bactérias patogênicas, mas deve ser consumido em até 72 horas, desde que o seu armazenamento e transporte sejam feitos em temperaturas abaixo de 100Cº.

 

 

Fonte: Portal UOL

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ivana Magda, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.