O hábito de deixar para última hora os afazeres é chamado de procrastinação e quem tem esse hábito é chamado de procrastinador.
O psicólogo, doutor Carlos Soares em entrevista à Rádio Aparecida explica o que é procrastinador e as consequências desse hábito de deixar as coisas para fazer em cima da hora.
“O procrastinador é a pessoa que prioriza as coisas que não são importantes e acaba deixando as coisas importantes para depois. É o hábito de priorizar coisas supérfluas”, colocou.
Para Carlos, o procrastinador é uma pessoa que não deixa de cumprir com suas responsabilidades, mas como deixa para última hora pode não cumprir muito bem.
“Muitas vezes, por exemplo, a pessoa tem um trabalho para entregar e deixa para última, mas na última hora pode ter algum imprevisto, outro compromisso que pode a atrapalhar que o trabalho seja bem feito”, apontou.
O psicólogo ainda alertou que a procrastinação pode acarretar consequências psicológicas.
“A pessoa pode cair em uma decepção pessoal, por exemplo, um trabalho deixado para última hora pode acarretar num resultado não esperado e acontecer de a pessoa se julgar incapaz”, atentou.
A dica que Carlos Soares orienta para o procrastinador é ter uma agenda e organizar seus horários.
“A pessoa tem saber organizar muito bem seus horários, deixar um tempo para trabalhar, para estudar, perceber o que é prioridade e colocar em horários que a pessoa rende mais e, principalmente, dedicar um horário para o lazer”, indicou.
Ouça a entrevista completa:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.