Por Beatriz Nery Em Rádio Aparecida

Tempo na TV do candidato influencia eleição?

Shutterstock
Shutterstock

O programa eleitoral das eleições de outubro irão dar início a partir de 1º de setembro e vai até 4 de outubro e alguns candidatos se beneficiaram mais dos que os outros nos tempos de rádio e TV. O tempo corresponde a um cálculo proporcional a representação na Câmara dos Deputados.

Veja como será:


- os programas dos candidatos a presidente serão veiculados sábados, terças e quintas;

- será dividido em dois blocos diários de 12 minutos e 30 segundos;

No rádio,

- um bloco às 7h e outro ao meio dia;

Na TV,

- o primeiro bloco às 13h e o segundo às 20h30.

Leia MaisHaverá renovação de políticos no Congresso Nacional? EntendaEmpresários se arriscam na políticaCientista política analisa a representatividade feminina nas eleiçõesOs tempos de cada candidato variam muito: Geraldo Alckmin do PSDB é o campeão no tempo de TV e de rádio, tem 5m32s; em contrapartida a Vera Lúcia (PSTU) tem apenas 5 segundos. Políticos já conhecidos como Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) também não terão muito tempo na telinha. O primeiro, 38 segundos e a candidata só 21 segundos.

Os tempos e o número de inserções ainda poderão ser contestados pelos partidos. Um julgamento definitivo sobre a distribuição do tempo está marcado para a próxima terça-feira (28).

A cientista política Elis Radmann acredita que mesmo diante desse cenário, a TV vai continuar passando credibilidade. Segundo a professora, estudos comportamentais do eleitorado brasileiro apontam que cada pessoa liga o tempo de TV a capacidade de governabilidade do candidato. “Um tempo de TV muito pequeno prejudica a leitura de que o candidato é capaz. Se tornam viáveis para o eleitor quem tem no mínimo um minuto de TV”.

Para o professor e especialista em marketing digital Ednelson Prado esse ano, com relação aos candidatos à presidência, devem usar os espaços da TV para chamar o público para a internet. Veja sua análise:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Rádio Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.