Por Redação A12 Em Assembleia Geral CNBB

55ª AG: Bispos fazem balanço e divulgam nota sobre momento nacional

Coletiva_9º dia_CNBB_EduardoGois

Foto: Eduardo Gois/A12

A coletiva de Imprensa da 55ª Assembleia Geral da CNBB, nesta quinta-feira, 4 de maio, trouxe um balanço do encontro deste ano e a divulgação de uma nota pelo atual momento Nacional. O bate-papo foi com os bispos da presidência da CNBB que é formada pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Sergio da Rocha (presidente), O Bispo Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger (vice-presidente) e o Bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner (secretário-Geral).

Dom Sérgio deu início a conversa com os jornalistas e refletiu sobre as notas e pronunciamentos, que segundo ele, tem um peso importante, mas vai muito além de documentos e textos, pois, por mais importantes que sejam, a assembleia é um tempo agradável de convivência, de oração, de retiro espiritual e também de muita reflexão e estudo.

Ele detalhou que a dinâmica em grupos de trabalho tem sido constante na assembleia, porque ajuda a ter uma participação mais efetiva de todos os bispos.

O Presidente da CNBB também disse que é importante recordar o contexto dos 10 anos da Conferencia de Aparecida pelo tamanho de seu significado e também o Ano Mariano. “Tivemos um gesto muito significativo dos bispos que assumiram o papel de romeiros de Nossa Senhora Aparecida. Isso nos ajuda a pensar melhor nos outros temas”.

Para o Cardeal a assembleia também não deixa de procurar iluminar com a Palavra de Deus, a realidade social. “Neste momento de crise política e econômica procuramos refletir, rezar e dar a nossa palavra”, disse.

O Tema Central deste ano, que reflete sobre a Iniciação Cristã, também foi recordado com os profissionais de imprensa. “Estamos procurando orientações pastorais para preparar melhor as pessoas nas várias etapas da vida, sobretudo a juventude”, apontou.

Dom Sérgio ainda relembrou o projeto Pensando Brasil, que a cada ano aborda um aspecto relevante da sociedade, a mensagem sobre o dia dos trabalhadores e também divulgou uma nova nota sobre o momento nacional.

A nota foi lida na íntegra pelo secretário-geral, Dom Leonardo Steiner. (Veja íntegra aqui.)

Veja íntegra da coletiva

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.