Assembleia Geral CNBB

58ª AG CNBB - Ações da Igreja na América Latina são apresentadas aos bispos

Escrito por Redação A12

16 ABR 2021 - 08H21 (Atualizada em 16 ABR 2021 - 09H03)

Reprodução/CNBB dom-hector-miguel (Reprodução/CNBB)

O episcopado brasileiro presente na 58ª Assembleia Geral da CNBB, participou na terça-feira (13) de uma exposição sobre o processo de reestruturação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e do texto preparatório para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O momento foi coordenado pelo Arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Celam, Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte.

Também participaram da plenária o secretário-geral adjunto do Celam, Padre David Jasso, e o grupo de assessores dos quatro Centros Pastorais em que o Celam está organizado: Maurício López, do Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral; Guilhermo Sandoval, do Centro de Gestão do Conhecimento; Susana Nuln, do Centro de Formação e Oscar Elizalde, do Centro para as Comunicações.

A renovação do Celam, que começou em 2018, em vista da 38ª Assembleia Geral Ordinária, que acontece no próximo mês de maio, marcará também a renovação estrutural do Conselho. “Esta reestruturação faz parte de uma caminhada de mudanças de paradigma e da atualização da nossa missão, visão e objetivos. Buscando sempre maneiras claras de implementação que facilite a ação pastoral”, disse o Bispo.

Assembleia Eclesial

Dom Miguel também apresentou o contexto do texto preparatório para a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá em novembro de 2021, no México. Baseado na metodologia Ver-Julgar-Agir, o texto, que atualmente está em espanhol, também será traduzido para o português e francês.  

Em comunhão com o Papa Francisco, o lema escolhido para a Assembleia foi “Somos todos discípulos missionários em saída”, e visa discernir os novos caminhos que a Igreja na América Latina e no Caribe deve percorrer para responder aos desafios pastorais atuais. O evento tem o intuito de recordar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida (Brasil), em 2007.

Assim como no Sínodo para a Amazônia, a Assembleia Eclesial contará com um processo de escuta do Povo de Deus. Segundo dom Miguel, “a Assembleia será um momento de diálogo e encontro à luz da Palavra de Deus, do Documento de Aparecida e do Magistério do Papa Francisco, para contemplar as realidades do povo, aprofundar os atuais desafios no contexto da pandemia pela Covid-19, reavivar o compromisso pastoral e buscar novos caminhos para que todos tenham vida em abundância”.

Fonte: *Com informações da CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.