Por Valquíria Vieira Em Brasil

Mãe de segunda viagem: com experiência tudo parece mais fácil

Mães de segunda viagem.png
Mãe de segunda viagem.png
Nessa semana o A12.com traz dicas e reflexões sobre a missão de ser mãe, as dúvidas e dificuldades, mas também os encantos da maternidade.

Uma recente pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome mostra que as brasileiras estão tendo cada vez menos filhos, principalmente nas famílias mais pobres. Esta redução está ligada diretamente ao alto custo de vida nas grandes cidades.

O levantamento mostra que a média de filhos por família caiu. Em 2003, era de 1,78. Em 2013, era de 1,59 filho por família.

Mesmo a pesquisa apontando queda no número de filhos, algumas mulheres optam por ter mais de um filho, e com isso assumindo os desafios da segunda viagem pela maternidade.

Shirley Hilgert, mãe do Leonardo de três anos e  também do Caetano de um ano, contou por que escolheu ter mais de um filho.

“Eu e meu marido sempre pensamos em ter dois filhos, mas como no início as coisas foram bem complicadas com o Leo, esperamos ele fazer dois aninhos para eu começar a tentar engravidar novamente. Acho legal ter dois filhos porque um se torna companheiro do outro. Acho legal ver a ligação e a amizade crescendo entre eles, ver companheirismo e amor. Além disso, acho que a infância com um irmão é mais divertida. Eu cresci como filha única (tenho um irmão 17 anos mais velho, que quando nasci já morava em outra cidade para estudar) e sentia falta disso. Já meu marido teve 3 irmãos e sempre disse gostar dessa experiência”, conta.

A mamãe Shirley mantém um blog em que publica suas experiências e outras informações, buscando apresentar dicas úteis para todas as mães que têm suas dúvidas e curiosidades sobre o universo materno.

Para a Shirley, ter um segundo filho é mais fácil que o primeiro, já que a experiência possibilita mais tranquilidade.

“Na segunda gestação e na segunda experiência de maternidade nós temos muito mais experiência e aí, por consequência, também mais segurança. Não desesperamos mais frente às dúvidas e desafios. E assim tudo parece mais fácil”, avalia.

A partir da sua experiência com o primeiro e o segundo filho, Shirley deixou algumas dicas que acredita serem muito importantes para quem está grávida do segundo filho ou planeja aumentar a família.

Confira:

♥ Aproveite bastante para curtir o mais velho enquanto o caçula não tiver chegado. Depois, fica bem mais complicado e você sentirá falta desses momentos só de vocês dois.

♥ Relaxe. Com dois filhos é mais complicado de manter tudo sob controle (se com um  já é, imagine com dois). Assim, aceite que nem tudo sairá como o planejado e aproveite da mesma forma.

♥ faça muitos programas em família. Uma das coisas mais legais de ter mais de um filho é você aproveitar programas divertidos em família, com todo mundo junto. Parece que com mais de um filho eles se tornam ainda mais gostosos.


A pedagoga Cristina Cançado também apresenta algumas dicas de como lidar com o filho mais velho no caso de uma segunda gestação, e quais as estratégias para que haja sempre amizade entre os irmãos e tranquilidade para os pais.

♥ A conversa é fundamental para que o primeiro filho receba o irmão de maneira tranquila. É preciso que ele seja incluído nessa fase de espera para que se sinta parte desse processo e possa viver intensamente, mas com entendimento e amor, a chegada do irmão. 

♥ Os limites, regras e combinados devem ser para todos, respeitando, é claro, a idade de cada um. 

♥ O diálogo e a escuta são a base para se construir relações familiares de amor e respeito. A mãe tem um papel fundamental e decisivo na construção da família e consequentemente na criação dos filhos.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.