Nessa semana o A12.com traz dicas e reflexões sobre a missão de ser mãe, as dúvidas e dificuldades, mas também os encantos da maternidade.
Uma recente pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome mostra que as brasileiras estão tendo cada vez menos filhos, principalmente nas famílias mais pobres. Esta redução está ligada diretamente ao alto custo de vida nas grandes cidades.
O levantamento mostra que a média de filhos por família caiu. Em 2003, era de 1,78. Em 2013, era de 1,59 filho por família.
Mesmo a pesquisa apontando queda no número de filhos, algumas mulheres optam por ter mais de um filho, e com isso assumindo os desafios da segunda viagem pela maternidade.
Shirley Hilgert, mãe do Leonardo de três anos e também do Caetano de um ano, contou por que escolheu ter mais de um filho.
“Eu e meu marido sempre pensamos em ter dois filhos, mas como no início as coisas foram bem complicadas com o Leo, esperamos ele fazer dois aninhos para eu começar a tentar engravidar novamente. Acho legal ter dois filhos porque um se torna companheiro do outro. Acho legal ver a ligação e a amizade crescendo entre eles, ver companheirismo e amor. Além disso, acho que a infância com um irmão é mais divertida. Eu cresci como filha única (tenho um irmão 17 anos mais velho, que quando nasci já morava em outra cidade para estudar) e sentia falta disso. Já meu marido teve 3 irmãos e sempre disse gostar dessa experiência”, conta.
A mamãe Shirley mantém um blog em que publica suas experiências e outras informações, buscando apresentar dicas úteis para todas as mães que têm suas dúvidas e curiosidades sobre o universo materno.
Para a Shirley, ter um segundo filho é mais fácil que o primeiro, já que a experiência possibilita mais tranquilidade.
“Na segunda gestação e na segunda experiência de maternidade nós temos muito mais experiência e aí, por consequência, também mais segurança. Não desesperamos mais frente às dúvidas e desafios. E assim tudo parece mais fácil”, avalia.
A partir da sua experiência com o primeiro e o segundo filho, Shirley deixou algumas dicas que acredita serem muito importantes para quem está grávida do segundo filho ou planeja aumentar a família.
Confira:
A pedagoga Cristina Cançado também apresenta algumas dicas de como lidar com o filho mais velho no caso de uma segunda gestação, e quais as estratégias para que haja sempre amizade entre os irmãos e tranquilidade para os pais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.