Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 24 SET 2019 - 10H54

Como deve ser a missa com crianças?

O missionário redentorista e diretor do A12, Padre Luiz Camilo Júnior, ensina em seis pontos como deve ser a missa com crianças

1. As crianças devem ser educadas desde cedo na vivência dos valores da fé. Elas precisam ser motivadas a gostar das coisas de Deus, a ter alegria em estar na casa do Senhor. Como o menino Jesus no templo em Jerusalém disse para Maria e José: “Devo estar naquilo que é de meu Pai”.

2. Os pais sempre serão os primeiros catequistas de seus filhos, e para esta importante missão de educar na fé, os pais contam com o apoio dos catequistas da comunidade. A catequese das crianças é um momento especial de despertar no coração dos nossos pequeninos o gosto pelas coisas sagradas, o amor a Deus sobre todas as coisas.

Assista tambémQual o sentido de peregrinar?Como deve ser o namoro cristão?Vela virtual tem o mesmo valor de uma vela de verdade?3. É importante despertar nas crianças o gosto pela oração. Não se deve deixar que as crianças achem que rezar é uma coisa chata, que é chato ir à missa. Por isso, devem-se criar momentos oracionais com as crianças, que as envolvam e as façam participar. A criança precisa se sentir protagonista na oração e também na evangelização, e não apenas ficar ouvindo os adultos falarem de Deus.

4. Por isso, se faz necessário, durante o tempo da catequese, ter celebrações preparadas especialmente para a participação das crianças, seja no coral, nas leituras, na acolhida na porta da igreja, no ofertório e também na animação, como comentaristas, para não acontecer na missa das crianças de serem adultos rezando para as crianças, mas sim que as crianças rezem com as crianças e que evangelizem também os adultos.

5. Hoje existem vários modelos de folhetos litúrgicos para missa com crianças. A Editora Santuário, por exemplo, tem um folheto próprio e muito bem preparado para ajudar as comunidades a celebrar a Eucaristia com os pequeninos, envolvendo cada vez mais as crianças com a palavra de Deus e fazendo crescer coração delas o amor à Igreja.

6. Na missa com as crianças, é importante que elas se sintam protagonistas da ação litúrgica. Elas precisam sentir alegria em servir o altar de Deus e em participar da vida da comunidade. A missa com as crianças precisa ser um espaço onde a criança possa rezar na grandeza e na pureza de ser criança.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.