Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 10 AGO 2018 - 13H52

Como preparar as crianças para a Primeira Comunhão?


O Sacramento da Eucaristia é um dos três sacramentos que dão início à vida cristã. Junto ao Batismo e à Crisma, colocam o(a) cristão(ã) em plena comunhão de vida com Jesus e sua missão. O que é necessário para despertar esse sentimento na criança? Como preparar as crianças para a Primeira Comunhão? Há necessidade de padrinhos de Primeira Comunhão? Veja abaixo algumas dicas do Padre Camilo.

Leia Mais Como posso me preparar para uma boa confissão?

1. O Sacramento da Eucaristia é um dos três sacramentos da iniciação cristã, ligado ao Batismo e a Crisma, sacramentos que nos colocam em plena comunhão de vida com Jesus e sua missão.

2. Temos que ter presente que os primeiros catequistas das crianças são os próprios pais. É dentro do lar que a criança vai descobrir a importância da fé e o desejo de alimentar essa fé na participação ativa na vida da Igreja. Os catequistas das comunidades estão para auxiliar os pais na educação religiosa de seus filhos.

3. Quanto mais se vive a dimensão da presença do amor de Deus na mesa do lar, mais a crianças aprenderão a dimensão sagrada do amor que se faz pão no altar da Igreja.

4. Por isso durante a catequese a criança deve ser envolvida nas celebrações da missa para que ela crie amor para com as coisas de Deus, amor para com a casa de Deus. (como Jesus criança no Templo de Jerusalém nos ensina: devo me ocupar com aquilo que é do meu pai). A criança precisa sentir que a casa de Deus é sua casa. Esse envolvimento se dá colocando a criança para fazer leituras, participar da procissão do ofertório, acolhida e tantas outras dinâmicas nas quais ela pode ser envolvida para que ela se encante pela alegria de celebrar.

5. Para a primeira comunhão não há a necessidade de ter padrinhos. Dentro dos Sacramentos da iniciação cristã os padrinhos são necessários no Batismo e na Crisma, como aqueles que vão ajudar a criança a viver a fé e a dar testemunho de Jesus Cristo, e os padrinhos ajudam nisso sendo eles testemunhas de fé para o coração da criança.

6. Por isso a boa preparação para a primeira comunhão de nossas crianças está em despertar nelas um profundo amor a Jesus e a Igreja. Para que elas possam comungar a vida inteira com a mesma emoção e alegria do dia de sua primeira comunhão, não perdendo o significado do primeiro amor.


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.