Setembro é conhecido no Brasil como o “Mês da Bíblia”, em homenagem a São Jerônimo, cuja festa é no dia 30. São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, fez um trabalho importante ao revisar a tradução da Sagrada Escritura para o latim, conhecida como Vulgata, uma referência para as traduções até hoje.
Durante este mês, a Igreja nos convida a nos aproximar mais da Palavra de Deus, a amá-la e a integrá-la em nossas orações diárias. Para nós que seguimos Jesus, ter contato com a Bíblia é essencial para fortalecer nossa fé e compartilhar o amor de Cristo em um mundo que tanto precisa dessa mensagem.
“Quem os ouve a mim ouve; e quem vos rejeita a mim rejeita” (Lc 10, 16)
São Jerônimo dizia que “desconhecer as Escrituras é desconhecer a Cristo”. Isso nos faz pensar: é possível amar alguém sem o conhecer de verdade? Santo Agostinho acreditava que não.
Leia MaisDicas práticas para a evangelização digital
A canção diz que “toda a Bíblia é comunicação”. Sendo assim, separamos algumas dicas de como você pode viver o Mês da Bíblia em sua comunidade:
Vá à missa, pois nela é proclamada a Palavra de Deus. Preste atenção nas leituras e depois estude sobre elas e discuta com outros integrantes da sua comunidade.
Fale com o padre da sua comunidade para convidar um bom palestrante para estudar um livro da Bíblia, e ajude-o a motivar a todos da paróquia a participarem.
Comece um movimento de um mês (ou mais) de estudo bíblico. Junte-se com outros membros da paróquia e estabeleça um dia da semana e horário para que se unam para ler e estudar a Bíblia, pois quando estamos juntos, Deus está no meio de nós e fala conosco.
Desenvolvam roteiros para uma procissão da Bíblia nas santas missas, em um momento de devoção e valorização da Bíblia.
Catequistas, pensem em momentos diferentes, divertidos e descontraídos para envolver a temática deste mês da Bíblia, dentro dos encontros de catequese.
Veja o quanto podemos inovar ou renovar ações e atividades em prol de celebrar a Palavra do Senhor! Sempre temos que nos reinventar e nos motivar para divulgar a Boa Nova por onde caminhamos, seja na sua comunidade ou em qualquer lugar que vá.
Fonte: Ave Maria/ Diocese Presidente Prudente
O papel da população na luta contra a crise climática
José Roque Junges, professor, pesquisador e doutor em ética teológica, escreveu um livro chamado “Para entender - A questão ambiental”, onde ele aborda diversos aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental.
Santuário Frei Galvão recebe relíquia de São Francisco
Templo dedicado ao primeiro Santo brasileiro recebe fragmento da roupa de São Francisco
Presidente da CNBB comenta as primeiras sessões do Sínodo
Dom Jaime Spengler compartilha suas reflexões sobre o Sínodo, destacando a missão da Igreja de levar a fé às novas gerações com renovação. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.