Setembro é conhecido no Brasil como o “Mês da Bíblia”, em homenagem a São Jerônimo, cuja festa é no dia 30. São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, fez um trabalho importante ao revisar a tradução da Sagrada Escritura para o latim, conhecida como Vulgata, uma referência para as traduções até hoje.
Durante este mês, a Igreja nos convida a nos aproximar mais da Palavra de Deus, a amá-la e a integrá-la em nossas orações diárias. Para nós que seguimos Jesus, ter contato com a Bíblia é essencial para fortalecer nossa fé e compartilhar o amor de Cristo em um mundo que tanto precisa dessa mensagem.
“Quem os ouve a mim ouve; e quem vos rejeita a mim rejeita” (Lc 10, 16)
São Jerônimo dizia que “desconhecer as Escrituras é desconhecer a Cristo”. Isso nos faz pensar: é possível amar alguém sem o conhecer de verdade? Santo Agostinho acreditava que não.
Leia MaisComo evangelizar nas redes sociais?
A canção diz que “toda a Bíblia é comunicação”. Sendo assim, separamos algumas dicas de como você pode viver o Mês da Bíblia em sua comunidade:
Vá à missa, pois nela é proclamada a Palavra de Deus. Preste atenção nas leituras e depois estude sobre elas e discuta com outros integrantes da sua comunidade.
Fale com o padre da sua comunidade para convidar um bom palestrante para estudar um livro da Bíblia, e ajude-o a motivar a todos da paróquia a participarem.
Comece um movimento de um mês (ou mais) de estudo bíblico. Junte-se com outros membros da paróquia e estabeleça um dia da semana e horário para que se unam para ler e estudar a Bíblia, pois quando estamos juntos, Deus está no meio de nós e fala conosco.
Desenvolvam roteiros para uma procissão da Bíblia nas santas missas, em um momento de devoção e valorização da Bíblia.
Catequistas, pensem em momentos diferentes, divertidos e descontraídos para envolver a temática deste mês da Bíblia, dentro dos encontros de catequese.
Veja o quanto podemos inovar ou renovar ações e atividades em prol de celebrar a Palavra do Senhor! Sempre temos que nos reinventar e nos motivar para divulgar a Boa Nova por onde caminhamos, seja na sua comunidade ou em qualquer lugar que vá.
Fonte: Ave Maria/ Diocese Presidente Prudente
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.