O Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, foi o local do 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil), encerrado no domingo (14) e que teve a participação de cerca de 900 pasconeiros e pasconeiras de todo o país.
No último dia do evento, houve a celebração eucarística presidida por Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em três dias, os agentes pastorais tiveram conferências e atividades diversas, como seminários, oficinas e workshops em torno do tema principal do encontro, “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.
Entre os convidados, tivemos a participação do Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, sacerdote argentino e secretário do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, que falou sobre os desafios e perspectivas para a Pascom nesta mudança de época, tanto sobre a tecnologia como também da forma de evangelizar as novas gerações. Everthon Oliveira e Aline Amaro realizaram uma roda de conversas sobre a inteligência artificial.
Dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo de Guarapuava (PR) e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, relatou que o mundo digital é um lugar de missão e que os pasconeiros são missionários digitais. Depois, ele fundamentou o tema da esperança no Evangelho, nos filósofos, na palavra dos santos e também do Papa Francisco.
“O otimista aposta em si mesmo. O esperançoso crê em Deus. É preciso ir além do pensamento positivo, mas dar razão para a esperança, para esperar. Esperança é sinônimo de reencantamento”, disse o bispo.
Outros assuntos, como a sinodalidade e a comunicação em um ambiente polarizado também foram abordados no encontro.

Oportunidade inédita e conhecimento e comunhão
De acordo com a organização, foi expressivo o número de pessoas que participaram pela primeira vez do Encontro Nacional da Pascom, pois muitos deles iniciaram as atividades em suas paróquias durante a pandemia, como uma contribuição e auxílio para tantas pessoas que precisavam celebrar a Eucaristia de alguma forma.
Isabele Cardia, coordenadora da Pascom da arquidiocese de Brasília (DF), iniciou sua missão como agente de pastoral há três anos e há um ano assumiu a coordenação. “Estou muito emocionada e feliz. Desejo aprender muito e conhecer mais pessoas neste grande encontro de comunicadores”.
A alegria também foi mencionada pelo Padre Jandeilson Rodrigues, da Diocese de Guarabira (PB), como primeiro sentimento proporcionado pela participação no Encontro Nacional. “É uma alegria imensurável. Somos muitos e todos ligados a uma mesma pastoral, e justamente a pastoral que interliga as demais pastorais da Igreja. É um grande desafio que temos nas mãos, pois estamos trabalhando na edificação do Reino”.
Mutirão de Comunicação no Norte do Brasil
Ao final do evento, a Arquidiocese de Manaus (AM) revelou a identidade visual do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), e divulgou que as inscrições estão abertas neste link. O evento está marcado para 25 a 28 de setembro de 2025, na capital da Amazônia, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade”.
Segundo a Comissão para a Comunicação da CNBB, “O Muticom é um evento que reúne agentes de pastoral, profissionais, estudantes e entusiastas da comunicação de todo o Brasil. Ele é um espaço privilegiado para a troca de experiências, aprendizado e reflexão sobre os desafios e as oportunidades no campo da comunicação social”.
.:: Inteligência Artificial: para o bem ou para o mal?
Fonte: Pascom Brasil
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.