O Jubileu de Esperança traz em sua programação, a partir do dia 25 de janeiro, a exposição “Comunicar a esperança: outra informação é possível”, que será inaugurada na Sala Paulo VI, no Vaticano. O evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que será realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro, em Roma.
Promovida pela Sociedade São Paulo e pelas Filhas de São Paulo, com apoio dos Dicastérios para a Evangelização e Comunicação, a iniciativa busca provocar uma reflexão sobre o papel do jornalismo na construção de um futuro melhor.

Com o lema do Jubileu “Peregrinos de Esperança”, os jornalistas Francesco Antonioli e Gerolamo Fazzini idealizaram a exposição, que destaca o poder da comunicação em oferecer denúncias, mas também soluções. O evento pretende engajar os comunicadores a abraçarem uma postura mais positiva e ética em sua atuação.
A exposição inclui 24 painéis interativos, disponíveis em vários idiomas por meio de QR codes, e apresenta dados e histórias que ilustram os desafios e as possibilidades do jornalismo moderno.
Entre os destaques está o relatório Digital News Report 2024, que analisa o impacto do excesso de informações, a insistência em notícias negativas e o fenômeno preocupante do chamado “news avoidance”, que em tradução literal significa “evitar notícias”, ou seja, o afastamento do público das notícias.
:: Ouça reportagem especial do A12 sobre como a Igreja se torna propagadora da verdade diante das notícias falsas
A mostra também celebra jornalistas que marcaram a história por sua busca pela verdade e justiça, como Maria Ressa, James Foley e Ilaria Alpi. Essas figuras são exemplos de que é possível fazer um jornalismo que inspira esperança, defendendo valores cristãos e promovendo a ética profissional.
Segundo a equipe responsável pela organização:
“Nossa intenção é ressaltar a importância teológica e prática da esperança para enfrentar as crises atuais. A exposição itinerante reflete o compromisso de jornalistas que transformaram sua profissão em um serviço à sociedade, mesmo diante de grandes sacrifícios.”

Além da inauguração na Sala Paulo VI, a exposição seguirá para a Basílica de Santa Maria Rainha dos Apóstolos e estará disponível para exibição em instituições, paróquias e centros culturais ao longo do ano.
No mesmo dia será realizada a conferência “Da competição à colaboração: os novos meios de comunicação como vetores de esperança para os jovens em um mundo cheio de conflitos”. O evento abordará o papel das mídias digitais na construção de uma sociedade mais conectada e solidária.
Como destacaram Antonioli e Fazzini, “o compromisso com a comunicação da esperança é uma paixão cívica, pela busca da verdade e pela defesa da democracia. Esse jornalismo é honesto, imparcial e orientado para um futuro melhor.”
:: Conheça brasileiros que participarão do Jubileu das Comunicações
Fonte: Vatican News
Igreja quer “dar alma” à COP30 em Belém, dizem bispos
Em entrevista ao Vatican News, bispos de Belém destacam o papel da Igreja na COP30 e o desejo de transformar a cidade num símbolo de cuidado com a Casa Comum
Igreja lança ação solidária para ajudar vítimas do tornado
Cáritas Diocesana de Guarapuava, junto com a CNBB, lança campanha solidária para ajudar vítimas do tornado no Paraná. Descubra aqui como você pode ajudar.
Você sabe por que São Leão Magno é chamado de “Magno”?
A Igreja celebra a memória litúrgica de São Leão Magno em 10 de novembro. Conheça mais aqui sobre o primeiro papa chamado Magno e 45º sucessor de Pedro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.