No universo cristão católico, a música não é apenas entretenimento: é missão. E para celebrar o Dia do Músico, vale uma reflexão sobre a importância de quem dedica talento, tempo e fé para tocar, cantar e louvar.
O Dia do Músico é tradicionalmente celebrado no dia 22 de novembro, em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos, mártir do cristianismo segundo a tradição (Nas Atas de Santa Cecília) encontramos: “Enquanto os instrumentos tocavam no dia de seu casamento, Cecília cantava em seu coração apenas para o Senhor.”
Essa imagem de um canto interior de fé levou a Igreja, a partir do século XVII, a reconhecê-la oficialmente como padroeira, protetora e inspiração para todos que servem a Deus por meio da arte musical e do canto.
A data costuma ser marcada por missas, shows e encontros musicais que reconhecem a vocação daqueles que “fazem soar” a fé por meio dos instrumentos e das vozes.
A missão musical na Igreja vai muito além do palco: músicos litúrgicos, sejam corais, ministros de música ou banda de jovens, todos são parte essencial da comunidade de fé. Os músicos ajudam a criar atmosferas de oração, a fortalecer a assembleia e a interceder por meio da música. Sua missão é dupla: servir a Deus e servir ao povo, construindo toda a atmosfera de contemplação e comunhão.
Para os músicos que tocam na Igreja Católica, essa missão é profunda. Participar do Ministério de Música significa:
Celebrar o Dia do Músico é reconhecer essa dedicação e dar visibilidade à importância desses ministérios musicais.
Para marcar a data, lembramos que os Jovens de Maria disponibilizam uma série de playlists de músicas cristãs que refletem muito bem esse espírito de fé e missão. A seleção é rica: reúne canções para momentos íntimos, vigílias, adoração e oração.
Se você quiser se inspirar ou compartilhar com a comunidade, vale conferir as playlists completas no site do Jovens de Maria.
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.