No universo cristão católico, a música não é apenas entretenimento: é missão. E para celebrar o Dia do Músico, vale uma reflexão sobre a importância de quem dedica talento, tempo e fé para tocar, cantar e louvar.
O Dia do Músico é tradicionalmente celebrado no dia 22 de novembro, em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos, mártir do cristianismo segundo a tradição (Nas Atas de Santa Cecília) encontramos: “Enquanto os instrumentos tocavam no dia de seu casamento, Cecília cantava em seu coração apenas para o Senhor.”
Essa imagem de um canto interior de fé levou a Igreja, a partir do século XVII, a reconhecê-la oficialmente como padroeira, protetora e inspiração para todos que servem a Deus por meio da arte musical e do canto.
A data costuma ser marcada por missas, shows e encontros musicais que reconhecem a vocação daqueles que “fazem soar” a fé por meio dos instrumentos e das vozes.
A missão musical na Igreja vai muito além do palco: músicos litúrgicos, sejam corais, ministros de música ou banda de jovens, todos são parte essencial da comunidade de fé. Os músicos ajudam a criar atmosferas de oração, a fortalecer a assembleia e a interceder por meio da música. Sua missão é dupla: servir a Deus e servir ao povo, construindo toda a atmosfera de contemplação e comunhão.
Para os músicos que tocam na Igreja Católica, essa missão é profunda. Participar do Ministério de Música significa:
Celebrar o Dia do Músico é reconhecer essa dedicação e dar visibilidade à importância desses ministérios musicais.
Para marcar a data, lembramos que os Jovens de Maria disponibilizam uma série de playlists de músicas cristãs que refletem muito bem esse espírito de fé e missão. A seleção é rica: reúne canções para momentos íntimos, vigílias, adoração e oração.
Se você quiser se inspirar ou compartilhar com a comunidade, vale conferir as playlists completas no site do Jovens de Maria.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.