Dúvidas Religiosas

Em que dia nasceu Jesus?

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R. (Arquivo pessoal)

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

30 NOV 2021 - 09H47 (Atualizada em 30 NOV 2021 - 10H25)

shutterstock em que dia nasceu o menino jesus (shutterstock)

A pergunta parece fácil de responder, pois o Natal é uma festa que tem data fixa, o dia 25 de dezembro. Não, com certeza não foi nesse dia que Jesus nasceu.

Então, quando foi?

Se eu lhe falar que ninguém sabe a data certa, você acredita? Mas nessa questão, a Bíblia tem uma notícia importante para nos orientar. É uma frase simples, que parece não dizer muita coisa, mas é por causa dela que podemos afirmar que não foi no mês de dezembro.

Leia MaisVeja dicas para viver bem o Advento e o Natal São Lucas conta que “uns pastores estavam nos campos durante a noite montando guarda a seu rebanho” (Lc 2,8) e a eles o Anjo do Senhor anunciou que o Salvador tinha nascido em Belém.

Repare bem as palavras: era noite e os pastores estavam ao relento com suas ovelhas. Isso não se fazia durante o inverno, primeiro porque era muito frio e segundo porque não haveria pastagem nessa estação. Ora, dezembro na terra de Jesus é inverno, faz muito frio e pode até cair neve, como em nossos presépios a gente imita com algodão no pinheirinho.

É mais provável que Jesus tenha nascido na primavera ou no verão, por causa dessa informação do evangelista.

Krakenimages.com/ Shutterstock
Krakenimages.com/ Shutterstock

E por que celebrar o Natal em 25 de dezembro? É que o império romano festejava em dezembro o deus chamado Sol Invicto, e os cristãos tiveram a ideia de transformar aquela festa dos pagãos em festa cristã.

Isso começou no ano 336, no pontificado do Papa Júlio I. Ele instituiu em Roma a festa do nascimento de Jesus, que é chamado de “Sol de Justiça” pelo profeta Malaquias: “Para vós que temeis o meu Nome, brilhará o sol de justiça” – disse ele (Ml 3,20).

Isso combina com as palavras do próprio Jesus, que afirmou:

“Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12)

E quanto ao ano do nascimento de Jesus, é possível assegurar que Ele nasceu no ano 1 da era cristã? Seria lógico, pois foi a partir da chegada do Salvador que iniciamos a contar os anos da nossa era. Mas aqui ocorreu um pequeno erro de cálculo quando se determinou o começo da era cristã.

São Mateus diz que Jesus nasceu no tempo do rei Herodes, aquele que perseguiu o Menino Jesus. E esse Herodes morreu no ano 4 antes de Cristo. Portanto, Jesus deve ter nascido por volta do ano 5 ou 4 antes da nossa era. Estranho, não é? Mas é a pura verdade. A era cristã começa alguns anos depois do nascimento de Cristo!


Asier Romero/ Shutterstock
Asier Romero/ Shutterstock


.:: Acesse nossa página especial com conteúdos natalinos! Clique em a12.com/natal

Escrito por
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R. (Arquivo pessoal)
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.