O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida acolheu milhares de fiéis e peregrinos na manhã deste domingo (20), para a celebração da Santa Missa das 8h.
Transmitida ao vivo pela Rede Aparecida de Comunicação, a celebração reuniu romarias vindas de diversas regiões do país na Capital Mariana da Fé.
Conduzida pelo missionário redentorista Irmão Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R., e presidida pelo arcebispo metropolitano de Aparecida, Dom Mário Antonio da Silva, a celebração do 25º Domingo do Tempo Comum contou com saudações especiais a sacerdotes jubilares, além de religiosos do núcleo de Aparecida da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), seminaristas da Arquidiocese de Curitiba e romeiros de sua diocese de origem, Jacarezinho (PR).
"Toda a romaria é uma caminhada e quem caminha precisa saber para onde vai", afirmou Dom Mário ao saudar os peregrinos que realizavam desde a sua primeira até "mais de cinquenta" visitas à Casa da Mãe.
A Liturgia da Palavra propôs a leitura do profeta Isaías ("Buscai o Senhor enquanto pode ser achado"), o Salmo 144 ("O Senhor é muito bom para com todos") e a exortação de São Paulo aos Filipenses: "Vivei à altura do Evangelho de Cristo".
No Evangelho segundo São Mateus (Mt 20, 1-16), Jesus narra a parábola do proprietário que sai em diversos horários do dia para chamar trabalhadores para a sua vinha.
Ao analisar o descontentamento dos primeiros contratados diante da generosidade do patrão, Dom Mário alertou contra a inveja e a tentação da comparação humana:
"Jesus nos mostra que o Reino não é competição. A graça de Deus não é um prêmio para nos colocar acima dos outros. A bondade de Deus não diminui quando alcança o outro. Sem inveja, alegremo-nos, porque Deus faz benefícios na vida do outro e faz na nossa também."
O arcebispo sublinhou que a vinha representa o Reino de Deus, a Igreja e a própria vida colocada a serviço do bem, lembrando que Deus jamais desiste de quem quer que seja.
Para o celebrante, a experiência de fé dos peregrinos no Santuário Nacional deve se desdobrar na vida cotidiana de cada devoto. A viagem de volta para casa é o momento em que a mensagem do Evangelho se encarna nas atitudes concretas:
"A romaria que fazemos até Aparecida não termina quando entramos no Santuário. Ela continua quando voltamos para a nossa casa, para as nossas comunidades. Se viemos pedir paz, precisamos ser construtores da paz. Se pedimos bênção para a nossa família, precisamos cuidar das famílias. Se agradecemos a Deus, precisamos transformar gratidão em serviço."
A exatos 15 dias das eleições gerais no Brasil, Dom Mário Antônio dedicou um momento para orientar os fiéis sobre a responsabilidade cidadã à luz da Doutrina Social da Igreja. Ele enfatizou que a Igreja não indica candidatos nem substitui a consciência do eleitor, mas oferece critérios evangélicos lúcidos para a escolha democrática.
"No Santuário — e na Igreja — somos devotos e não caçadores de votos. Nenhum templo, nenhum santuário, nenhuma igreja deve ser palanque eleitoral. O Santuário é a casa do Evangelho."
Dom Mário orientou os cristãos a exercerem sua liberdade consciente sem alimentar discórdias ou espalhar mentiras:
Citando a figura bíblica do profeta Daniel, o arcebispo recordou a importância da fidelidade e da liberdade interior diante das pressões do poder: "Nenhum partido, nenhum candidato, nenhum grupo político pode ocupar o lugar de Deus na consciência humana".
Ao término da celebração, os fiéis rezaram a tradicional Consagração a Nossa Senhora Aparecida, manifestando seu carinho e devoção à Rainha e Padroeira do Brasil.
A celebração marcou também a contagem regressiva para o início da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida de 2026, que se inicia em 3 de outubro e terá como tema central o aprendizado e a vivência do Evangelho em comunidade. Acesse a12.com/padroeira e saiba mais.
Reveja:
Dom Mário Antonio celebra 60 anos de vida no Santuário Nacional
Dom Mário Antonio da Silva celebra 60 anos com Missa em Ação de Graças na Casa da Mãe Aparecida, em um momento de gratidão pela caminhada pastoral! Leia!
Romaria Mãe Divina percorre 160 km até Aparecida
Desde 2022, a Romaria Mãe Divina percorre o caminho de Guarulhos a Aparecida. Conheça as histórias e os desafios por trás dessa peregrinação de fé.
Gesto Concreto arrecada alimentos e ajuda instituições sociais
A ação arrecadou 13 toneladas de alimento, destinados a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.