Primeiramente, para saber a resposta desta questão, devemos ter consciência que tal tradição tem base no que a Igreja chama de Primado Petrino, ou seja, o ministério do Papa.
Popularmente, as pessoas relacionam as figuras das chaves com a pessoa de São Pedro, o Apóstolo, que é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica e que foi sendo sucedido no decorrer da história até chegarmos no Papa Francisco, seu atual sucessor.
Sobre esta tradição, podemos recorrer às Sagradas Escrituras, em uma passagem que é a base do Primado Petrino. Vejamos:
“Chegando Jesus ao território de Cesareia de Filipe, perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?’. Disseram: ‘Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, e outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas’. Então lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’. Simão Pedro, respondendo, disse: ‘Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo’. Jesus respondeu-lhe: ‘Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas de Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra serás desligado nos céus’." (Mt 16, 13-19).
Portanto, como visto na passagem do Evangelho de Mateus, Pedro recebe de Cristo autoridade sobre sua Igreja, e assim seus sucessores também, e as chaves que Cristo diz entregar a Pedro são símbolo deste poder. Desta forma, as chaves representam a autoridade do Sumo Pontífice, o Papa.
Leia MaisQual a origem da mitra e do solidéu usados pelos bispos?A Igreja Católica Brasileira é fiel ao Papa?Nos Brasões Papais e no Brasão de Roma, podemos ver a presença destas chaves, uma de ouro e outra de prata. A chave de ouro representa o poder celestial e a de prata o poder temporal, autoridade dada ao Sumo Pontífice. Estão cruzadas pelo fato de o Papa ter recebido de Jesus, na pessoa de São Pedro, esta autoridade sobre a realidade celeste ou temporal de sua Igreja.
Podemos perceber quão importante é o ministério papal, e somos chamados a rezar pelo Papa, para que ele, com sabedoria, conduza a Igreja de Cristo. Rezemos pelo Papa Francisco, seu atual sucessor, para que tenha perseverança e êxito em seu ministério.
Fonte: Bíblia de Jerusalém
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.