Primeiramente, para saber a resposta desta questão, devemos ter consciência que tal tradição tem base no que a Igreja chama de Primado Petrino, ou seja, o ministério do Papa.
Popularmente, as pessoas relacionam as figuras das chaves com a pessoa de São Pedro, o Apóstolo, que é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica e que foi sendo sucedido no decorrer da história até chegarmos no Papa Francisco, seu atual sucessor.
Sobre esta tradição, podemos recorrer às Sagradas Escrituras, em uma passagem que é a base do Primado Petrino. Vejamos:
“Chegando Jesus ao território de Cesareia de Filipe, perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?’. Disseram: ‘Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, e outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas’. Então lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’. Simão Pedro, respondendo, disse: ‘Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo’. Jesus respondeu-lhe: ‘Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas de Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra serás desligado nos céus’." (Mt 16, 13-19).
Portanto, como visto na passagem do Evangelho de Mateus, Pedro recebe de Cristo autoridade sobre sua Igreja, e assim seus sucessores também, e as chaves que Cristo diz entregar a Pedro são símbolo deste poder. Desta forma, as chaves representam a autoridade do Sumo Pontífice, o Papa.
Leia MaisQual a origem da mitra e do solidéu usados pelos bispos?A Igreja Católica Brasileira é fiel ao Papa?Nos Brasões Papais e no Brasão de Roma, podemos ver a presença destas chaves, uma de ouro e outra de prata. A chave de ouro representa o poder celestial e a de prata o poder temporal, autoridade dada ao Sumo Pontífice. Estão cruzadas pelo fato de o Papa ter recebido de Jesus, na pessoa de São Pedro, esta autoridade sobre a realidade celeste ou temporal de sua Igreja.
Podemos perceber quão importante é o ministério papal, e somos chamados a rezar pelo Papa, para que ele, com sabedoria, conduza a Igreja de Cristo. Rezemos pelo Papa Francisco, seu atual sucessor, para que tenha perseverança e êxito em seu ministério.
Fonte: Bíblia de Jerusalém
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.