Quem chega ao Santuário Nacional de Aparecida a pé encontra um novo ponto de referência para registrar a chegada à Casa da Mãe. O chamado “Marco Km 0” está localizado no Pátio das Palmeiras, na entrada frontal do Santuário Nacional.
O totem foi criado para representar a chegada dos peregrinos após os diferentes caminhos percorridos a pé até Aparecida (SP).
Segundo Paulo Bustamante, analista de marketing do Departamento de Criação e Comunicação Interna do Santuário Nacional, o projeto nasceu com a ideia de transformar a chegada em uma experiência de fé e memória.
“O Marco Km 0 nasce como um símbolo da chegada do peregrino à Casa da Mãe, para que ele se sinta acolhido e já obtenha as informações necessárias para encerrar a sua peregrinação.”
O conceito do projeto parte do Santuário Nacional como ponto de encontro de diferentes rotas de peregrinação. A composição visual apresenta a Basílica ao centro. Ao redor dela, aparecem raios dourados.
A imagem demonstra os caminhos que levam os peregrinos até Aparecida. Entre as rotas destacadas estão o Caminho da Fé, Caminho de Aparecida, Caminho de Nossa Senhora e Caminho Religioso da Estrada Real. Também aparecem a Rota da Luz, Caminho da Padroeira, Caminho da Graça e Rotas da Devoção.
“A representação dos diferentes caminhos reforça que, embora cada peregrino percorra uma trajetória única, todos encontram em Aparecida um mesmo destino: a Casa da Mãe”, explica Paulo.
O conceito pode ser resumido pela frase “todos os caminhos levam à Casa da Mãe”.
A escolha do Pátio das Palmeiras levou em conta o fluxo de peregrinos que encerram sua peregrinação a pé neste local. Assim, quem chega ao Complexo do Santuário encontra o Marco Km 0 logo na entrada.
A expressão “Aparecida, você chegou” reforça essa proposta. A mensagem está associada ao encerramento do percurso físico e à experiência que começa no Santuário.
A ideia também contempla o registro desse momento. O totem foi pensado como um elemento visual que pode fazer parte das lembranças dos peregrinos que chegam a Aparecida.
Logo abaixo dele, existe um QR Code que contém informações sobre o Espaço do Peregrino e como retirar o certificado de peregrinação.
E mais: Conheça o Espaço do Peregrino, lugar de acolhimento aos romeiros
Mês Missionário: 5 formas de viver a missão no dia a dia
Conheça cinco atitudes para viver a missão cristã na família, no trabalho e na comunidade, levando os ensinamentos de Jesus às ações cotidianas.
Melhores momentos da Novena e Festa da Padroeira 2026
Relembre com carinho essas imagens que emocionaram na Novena deste ano, que teve como tema "Com Maria, em comunidade, conhecer e praticar a Palavra!"
Igreja fortalece ações de proteção a crianças e vulneráveis
Levantamento das estruturas existentes e das necessidades regionais deve orientar a elaboração de um projeto formativo conjunto da Igreja, previsto para 2027.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.