Dúvidas Religiosas

Por que os católicos rezam para os santos?

Camila Vilas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Camila Vilas

27 OUT 2021 - 13H41 (Atualizada em 28 OUT 2021 - 08H22)

Thiago Leon Dia Oracional Mariano - Agosto - Expressões de Fé dos Devotos  (Thiago Leon)

A pergunta de nossa reflexão é uma pergunta bastante comum e uma dúvida bastante frequente. Em algum momento, já escutamos ou fizemos esta pergunta. Mas, antes de respondê-la, temos que dar um passo atrás e entender o que é a santidade e o que significa ser santo. Então, vamos lá!

O que é ser santo?

O Papa Francisco nos deu uma bela explicação sobre a santidade na audiência do dia 19 de novembro de 2014. Vamos às palavras do Santo Padre:

“Na Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo afirma que «Cristo amou à Igreja e se entregou por ela para a santificar» (Ef 5, 25-26). Eis que, verdadeiramente, a santidade é o rosto mais bonito da Igreja, o aspecto mais belo: é redescobrir-se em comunhão com Deus, na plenitude da sua vida e do seu amor. Então, compreende-se que a santidade não é uma prerrogativa só de alguns: é um dom oferecido a todos, sem excluir ninguém, e por isso constitui o cunho distintivo de cada cristão (...)

A santidade é algo maior, mais profundo, que Deus nos dá. Aliás, somos chamados a tornar-nos santos precisamente vivendo com amor e oferecendo o testemunho cristão nas ocupações diárias. E cada qual nas condições e situação de vida em que se encontra. Mas tu és consagrado, consagrada? Sê santo vivendo com alegria a tua entrega e o teu ministério. És casado? Sê santo amando e cuidando do teu marido, da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja”.

Leia MaisQual é a santidade para nossos tempos? O que nos ensina Nossa Senhora?A santidade em 3 passosA santidade é este chamado que Deus faz a todos a viver a plenitude do amor e dando testemunho deste amor aos irmãos, segundo a situação concreta de cada um. A santidade é a estreita união do homem com Deus, que é Santo por natureza. E os homens são santos na medida em que se aproximam de Deus. Então, podemos dizer que os santos são aqueles que chegaram a esta união profunda com Deus e deram testemunho em suas vidas do amor divino.

Shutterstock
Shutterstock

Os Santos são nossos amigos, nossos intercessores

Agora voltamos à nossa pergunta... Por que os católicos rezam para os santos? Nós, católicos, não acreditamos que os santos tenham 'poderes especiais' que competem com o poder de Deus. Simplesmente acreditamos que, quando morrem, estão junto a Cristo e, fazendo parte da Igreja Triunfante,  continuam a orar a Cristo por nós, que somos a Igreja Militante que caminha neste mundo rumo ao céu.

Leia Mais"Ser santo não significa rezar o tempo todo", diz FranciscoPortanto, pelo mistério da Igreja, estamos unidos como uma grande família. Os santos são nossos amigos e, assim como pedimos ajudar aos nossos amigos aqui neste mundo, quando estamos precisando de ajuda ou passando por algum momento difícil, podemos pedir ajuda aos nossos amigos que já estão no céu e intercedem por nós junto a Deus.

É importante deixar claro que é Deus quem faz as maravilhas em nossa vida e, como diz o Catecismo no numero 2683:

"Os santos não cessam de interceder a nosso favor diante do Pai, apresentando os méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo (…). A nossa fraqueza é, assim, grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna”.

Santa Terezinha do Menino Jesus, a quem celebramos neste mês de outubro, disse que passaria o seu céu fazendo o bem na terra. Esta frase nos anima e nos confirma que, assim como os santos passaram fazendo o bem na terra, como Cristo fez, no céu farão também o bem, intercedendo por nós.

Escrito por
Camila Vilas (Arquivo Pessoal)
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.