Quando falamos sobre a santidade, muitas vezes pensamos em algo inalcançável, pensamos em um caminho perfeito, sem pecados e sem dificuldades.
Mas na verdade, a santidade é um caminho de dedicação, arrependimentos, pureza, abdicação e constantes provações. Não existe uma regra, mas exige responsabilidade em nossos atos e um compromisso profundo com Deus.
A Igreja nos convida ao caminho de santidade, nos impulsiona a continuar a missão de Jesus Cristo e a seguir os exemplos dos santos. São João Paulo II dizia que: “A Igreja existe para levar os seus filhos a serem santos”.
Ir à Igreja, participar da Eucaristia, se confessar, são atividades que fazem parte de um caminho para a santidade, mas isso não basta se não tivermos Cristo no coração, se não estivermos verdadeiramente dispostos a abdicar daquilo que nos afasta de Deus.
São João Paulo II também disse que é necessário levar Cristo ao coração dos homens, seja em oração, missão ou em conversas em que conseguimos falar do Evangelho, e se fizermos isso estaremos também contribuindo para a nossa própria santidade.
“A santidade é a força mais poderosa para levar Cristo ao coração dos homens”
São João Paulo II
Procuramos pela santidade como se fosse algo difícil de achar, como se o caminho fosse escondido, mas na verdade, para os cristãos o caminho é fácil de ser encontrado, porque o caminho é Cristo.
“Sem Jesus Cristo o homem permanece para si mesmo um desconhecido, um enigma indecifrável, um mistério insondável”.
Muitos buscam a recompensa sem antes se esforçar. Muitos buscam a glória, mas não almejam a santidade. É preciso ter a consciência de que cada um de nossos atos é de nossa inteira responsabilidade, que achar o caminho não basta, se não seguirmos nele com comprometimento.
Fonte: Vatican News, Vatican Media,
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.