Por Redação A12 Em Dúvidas Religiosas Atualizada em 17 AGO 2020 - 11H02

Qual a diferença entre freira, irmã e madre?

Shutterstock
Shutterstock


Na vida religiosa existem muitos termos utilizados para qualificar as funções de cada pessoa. Para a vida religiosa feminina, existem três termos que são mais conhecidos: freira, irmã e madre.

Para entender essa nomenclatura, a irmã Elza Maria Pianta, Franciscana do Coração de Maria, escreveu quando e como se usam esses termos. Confira!

Freira

“Freira” é o feminino da palavra “frei”, que vem do latim “frater”, que significa “irmão”. Portanto, a palavra “freira” é o mesmo que “irmã”.

Irmã

É o título dado à mulher que se consagra totalmente a Deus na Vida Religiosa. A irmã (ou freira, como já vimos) pertence a uma congregação religiosa e professa os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Vivendo uma vida fraterna em comunidade, dedica-se à oração e ao serviço aos irmãos, de acordo com o carisma e a missão de sua congregação ou instituto religioso.

Madre

“Madre”, do latim “mater”, em português significa “Mãe”. É o título dado à irmã religiosa que exerce a função de coordenadora de uma comunidade de irmãs ou de uma congregação religiosa. Cabe a ela a responsabilidade do cuidado em geral de suas irmãs, principalmente no que se refere à fidelidade ao carisma e missão da congregação.


Irmã Elza Maria Pianta
Franciscana do Coração de Maria

:: Como é a vida em clausura?

:: Quanto tempo leva o processo para ingressar num seminário ou convento?

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.