“Não me lembro de ter jamais lhe rogado uma graça sem a ter imediatamente obtido”, disse Santa Teresa D’ávila sobre a sua profunda devoção a São José.
A grande mística e Doutora da Igreja fez da “amizade” com este santo um pilar de sua vida espiritual, e sua experiência com ele foi tão intensa que contribuiu para o crescimento da devoção a São José na Igreja.
Desde o início de sua vocação, Santa Teresa encontrou em São José um pai espiritual e um guia seguro.
Ela recomendava insistentemente que suas irmãs de convento recorressem a ele em todas as necessidades, pois, segundo sua própria experiência, “a outros santos parece que Deus concedeu socorrer-nos nesta ou naquela precisão, mas experimentei que a todos o glorioso São José estende o seu patrocínio”.

A relação singular de São José com Jesus e Maria também era objeto da meditação teresiana.
Ela compreendia que o Pai Eterno confiou Seu Filho Unigênito aos cuidados de São José na Terra, e, por isso, não negaria nada ao seu patrocínio no Céu.
Assim como Santa Teresa se colocou sob a proteção de São José, somos chamados a confiar nossas vidas a este Santo, que foi fiel em sua missão e exerceu um amor paternal perfeito.
A experiência de Santa Teresa nos inspira a fazer a prova da intercessão de São José. Ela mesma nos desafia:
“Peço apenas, pelo amor de Deus, que quem não me crer faça a prova e verá, por experiência, quão benéfico é confiar-se a este glorioso Patriarca e lhe ser devoto”.
Neste período quaresmal, somos convidados a intensificar nossa vida de oração, pedindo a intercessão de Santa Teresa de Jesus e de São José, para que possamos crescer na fé e na confiança na vontade de Deus.
Que São José, patrono da Igreja, e Santa Teresa, mestra da oração, nos guiem no caminho da santidade. Além disso, como Teresa, reconhecer na figura deste grande Santo um amigo fiel e poderoso intercessor.
add_box Leia também: Como São José morreu?
Fonte: carmelitasmensageiras
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.