Espiritualidade

A relação do Homem com o Mundo

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

15 JUN 2021 - 08H37 (Atualizada em 15 JUN 2021 - 08H51)

Shutterstock meio ambiente, terra, planeta, plantar, ecologia (Shutterstock)

A humanidade surgiu a cerca de 400 mil anos e, desde então, estabelece uma relação entre o homem e o mundo ao seu redor. Não é de se estranhar que a relação do homem com o mundo seja tão crucial, pois as ações do homem impactam diretamente no ciclo da vida do mundo e, também, a resposta dada pelo mundo ao homem, que muitas vezes acaba sendo de forma trágica.

Segundo os filósofos antigos, o homem passou a ser dominante quando “descobriu” o fogo. Desde então, a evolução humana alavancou numa velocidade extraordinária. A vida humana e seu desenvolvimento, em relação ao tempo de existência do planeta, não passa de frações pequenas; em relação ao universo, milésimos de segundos.

RachenArt/ Shutterstock
RachenArt/ Shutterstock


Leia MaisEncíclica: O homem tem parte na crise ecológicaAs ações do ser humano impactam também na existência de outras espécies. Pode-se dizer que o homem está interligado por uma grande teia que é a vida no mundo.

Com isso, sua relação com ele não só impacta no meio ambiente, como também, em sua própria existência, ao passo que, em menos de um século, as ações humanas impactaram na extinção de dezenas de espécies, tanto da fauna quanto da flora de todo o planeta, além de impactar no meio ambiente, com o aquecimento global e o derretimento das calotas polares.

Por fim, ao refletirmos sobre a relação do homem com o mundo, nos espanta que passamos a olhar o mundo como fonte de lucro ao invés de fonte de sobrevivência.

Como diz o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si, a “nossa casa comum”, a qual compartilhamos com toda a criação, devemos, como seres pensantes e racionais, respeitar e cuidar.

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.