A humanidade surgiu a cerca de 400 mil anos e, desde então, estabelece uma relação entre o homem e o mundo ao seu redor. Não é de se estranhar que a relação do homem com o mundo seja tão crucial, pois as ações do homem impactam diretamente no ciclo da vida do mundo e, também, a resposta dada pelo mundo ao homem, que muitas vezes acaba sendo de forma trágica.
Segundo os filósofos antigos, o homem passou a ser dominante quando “descobriu” o fogo. Desde então, a evolução humana alavancou numa velocidade extraordinária. A vida humana e seu desenvolvimento, em relação ao tempo de existência do planeta, não passa de frações pequenas; em relação ao universo, milésimos de segundos.

Leia MaisEncíclica: O homem tem parte na crise ecológicaAs ações do ser humano impactam também na existência de outras espécies. Pode-se dizer que o homem está interligado por uma grande teia que é a vida no mundo.
Com isso, sua relação com ele não só impacta no meio ambiente, como também, em sua própria existência, ao passo que, em menos de um século, as ações humanas impactaram na extinção de dezenas de espécies, tanto da fauna quanto da flora de todo o planeta, além de impactar no meio ambiente, com o aquecimento global e o derretimento das calotas polares.
Por fim, ao refletirmos sobre a relação do homem com o mundo, nos espanta que passamos a olhar o mundo como fonte de lucro ao invés de fonte de sobrevivência.
Como diz o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si, a “nossa casa comum”, a qual compartilhamos com toda a criação, devemos, como seres pensantes e racionais, respeitar e cuidar.
Ensine as crianças a rezar com um livro didático de orações
A publicação "Orações para Crianças" da Editora Santuário, incentiva crianças a compreenderem as orações e crescerem na fé, sentindo-se amadas por Deus.
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.