"Voltando a ensinar em parábolas, Jesus disse: 'O Reino dos Céus é como um rei que fez um banquete de casamento para seu filho. Mandou seus empregados chamar os convidados para a festa, mas eles não quiseram vir'" (Mt 22, 1-3)
No Evangelho do último domingo, 15 de outubro, a parábola exclusiva do livro de São Mateus, foi dita por Jesus nos últimos dias de sua vida terrena, quando o Senhor já estava em muitos conflitos contra fariseus, sacerdotes, escribas e anciãos, e estava ciente da sua missão de se sacrificar para a nossa redenção.
Leia MaisAs parábolas de Jesus: Os vinhateiros invejososAs parábolas de Jesus: O devedor cruelBasicamente, o texto de Jesus se divide em duas partes: da festa de casamento do filho do rei, já pronta, e alguns convidados "especiais" são chamados para celebrar, mas alguns recusam, dando desculpas que estão ocupados em outras atividades e até mesmo tratam os empregados do rei com muita violência.
O rei, furioso, chama pessoas de fora dos limites da cidade para participarem da festa, tanto os bons como os maus. Assim, a sala do banquete ficou repleta destes convidados.
Muitos são chamados
"O rei entrou para ver os que estavam à mesa e viu lá um homem que não trajava a veste nupcial. Perguntou-lhe: ‘Amigo, como foi que entraste aqui sem a veste nupcial?’ Ele, porém, ficou calado. Então o rei ordenou aos servos: ‘Amarrai seus pés e suas mãos e jogai-o lá fora na escuridão. Lá haverá de chorar, rangendo os dentes’" (Mt 22, 11-14)
Na segunda parte da parábola, é ensinado que muitos são chamados e poucos são escolhidos (Mt 22, 14). O rei, Deus, chama muitas pessoas para a festa do seu filho, Jesus, que é estar presente no Reino que está destinado para nós, a salvação!

Assim como nos vestimos bem para qualquer festa para a qual somos convidados, com essa parábola aprendemos que precisamos estar vestidos do amor, da alegria e da graça Daquele que convidou. Na verdade, este "traje" é viver a mentalidade do Evangelho, aplicar os ensinamentos de Jesus com nossos irmãos e irmãs.
Além desse amor infinito, Jesus nos mostra Sua justiça. Através da Palavra, temos em mente que Deus tem um plano elaborado, cuidando para que seja totalmente executado, e assim como o rei da parábola, remove qualquer obstáculo que possa impedir que esse plano seja realizado.
A festa não foi adiada e nem cancelada por causa da recusa dos primeiros convidados. No dia marcado, a sala estava cheia de pessoas, e quem estava disposto a celebrar e foi vestido para a ocasião, celebrou com o filho do rei! Podemos, sim, até estar dentro da Igreja, aceitar o convite para estar no templo, mas se o nosso coração não estiver revestido da conversão diária e seguir Jesus nas atitudes, de nada adiantará esse esforço.
A salvação é um convite para nós, e somos livres para aceitar ou recusar. Mas para os que livremente aceitam e reconhecem Deus como Rei deste banquete, a sua admissão está garantida!
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas e misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também", (Cl 3, 12-13)
O missionário redentorista Padre Jorge Américo reflete sobre esta parábola
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.