Espiritualidade

Conheça a história de Santa Maria Goretti

Mártir da pureza e das vítimas de estupro Santa Maria Goretti foi assassinada com 14 facadas, no dia 06 de julho de 1902.

Escrito por Redação A12

06 JUL 2022 - 10H20 (Atualizada em 06 JUL 2023 - 12H11)

Reprodução/ comshalom

Leia Mais3 casais que são exemplos de santidadeA12 Conecta: “No caminho para a santidade”Hoje a Igreja celebra a Festa de Santa Maria Goretti, conhecida como a Santa da juventude, da pobreza, mártir da pureza e das vítimas de estupro.

A Santa italiana era adolescente quando foi assassinada com 14 facadas, no dia 06 de julho de 1902.

Segundo um dos artigos do saudoso missionário redentorista padre Antonio Queiroz, a história sobre a Santa revela que o filho de um fazendeiro, chamado Alexandre, encantou-se por ela, que era uma mocinha muito linda.

Quando o pai de Goretti faleceu, a mãe continuou trabalhando na fazenda, para sustentar os filhos, e ela ficava em casa cuidando dos irmãozinhos.

Um dia, ela estava sozinha em casa, e Alexandre entrou. Quis forçá-la a ter relação sexual com ele. Diante da resistência inquebrantável da menina, ele pegou uma faca que encontrou na cozinha e lhe deu 14 facadas!

Padre Antonio Queiroz também conta em seu artigo que, logo depois, a mãe chegou e ela, ainda viva, contou o que havia acontecido, mas disse: “Eu perdoo o Alexandre. Lá no Céu, pedirei a Deus por ele. Quero que ele esteja ao meu lado eternamente no Céu”Minutos depois, Goretti morreu.

O rapaz foi condenado a 27 anos de prisão. Quando terminou de cumprir a pena, tornou-se monge contemplativo. Ele assistiu, em 1950, a canonização de Santa Maria Goretti, ao lado da mãe dela, Dona Assunta.

São João Paulo II compôs a seguinte oração à Santa Maria Goretti em uma de suas visitas ao Santuário de Nettuno, onde repousam os restos de Santa Maria Goretti:

"Menina de Deus, tu que conheceste logo a dureza e a fadiga, a dor e as breves alegrias da vida, tu que foste pobre e órfã, tu que amaste ao próximo, tornando-te uma serva humilde e disponível, tu que foste boa e amaste Jesus acima de todas as outras coisas, tu que derramaste o teu sangue para não trair o Senhor, tu que perdoaste o teu assassino, intercede e reza para que digamos sim ao desígnio de Deus para nósAgradecemos a ti, Marietta, pelo amor a Deus e pelos irmãos, que semeaste em nossos corações. Amém".

Padre Luiz Queimado C.Ss.R. nos ajuda também a entender a vida de Santa Maria Goretti:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...