Santo Padre

Papa Leão XIV rezará o Terço com crianças no Vaticano

O Santo Padre se prepara para um momento especial com crianças no Vaticano, diante de uma iniciativa de oração do terço pelas crianças no mundo todo

Linkedin

Escrito por Redação A12

22 SET 2026 - 09H29

Vatican Media

O Papa Leão XIV rezará o Terço pela paz com centenas de crianças no Vaticano. O encontro será no dia 1º de outubro, às 17h, na Gruta de Lourdes, nos Jardins Vaticanos.

A previsão é de que entre 700 e 1.000 crianças de escolas e paróquias de Roma participem da oração. Elas estarão unidas a crianças, famílias e comunidades católicas de vários países.

O momento dará início à edição de 2026 da campanha “Um milhão de crianças rezam o Terço”, promovida pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), fundação pontifícia da Igreja Católica dedicada a apoiar cristãos que enfrentam perseguição, opressão, pobreza extrema ou os impactos de guerras. Pela primeira vez, a iniciativa terá uma semana inteira de oração. O período vai de 1º a 7 de outubro.

A semana terminará na memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário. A data também reforça a ligação da campanha com a tradição católica de dedicar o mês de outubro à oração do Terço.

Como surgiu o Terço das crianças?

A campanha começou em 2005, em Caracas, na Venezuela. Um grupo de crianças rezava o Terço perto de um santuário mariano.

A cena recordou a algumas pessoas presentes uma frase atribuída a São Pio de Pietrelcina:

“Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, o mundo mudará”.

A partir daquela experiência, a iniciativa ganhou novos participantes. A Ajuda à Igreja que Sofre passou a organizar a campanha em diferentes países.

Em 2017, a AIS assumiu a responsabilidade pela organização anual da iniciativa. Desde então, a oração se espalhou por paróquias, escolas e famílias de vários continentes.

Aprenda: Como montar um grupo de Terço?

Thiago Leon/Santuário Nacio Thiago Leon/Santuário Nacio

Por que as crianças rezam pela paz?

A proposta da campanha está ligada à tradição de rezar o Terço pelas necessidades da Igreja e do mundo. A paz ocupa um lugar central nessa intenção.

São João Paulo II tratou do tema na carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, publicada em 2002. Segundo o Pontífice, o Rosário possui uma relação especial com a paz porque leva à contemplação de Cristo.

A formulação usada pelo papa é: “O Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz”.

A campanha também mantém uma ligação histórica com Fátima. A mensagem de Nossa Senhora aos três pastorinhos inclui o pedido para que o Terço fosse rezado pela paz.

E mais: A ciência explica por que nos faz tão bem rezar o terço!

Outros papas já apoiaram a iniciativa?

Sim. Antes de Leão XIV, o Papa Francisco apoiou publicamente a campanha em diferentes ocasiões.

Em 2020, durante o Angelus, Francisco incentivou a participação das crianças na oração mundial. Naquele ano, a intenção estava relacionada às situações provocadas pela pandemia.

“Encorajo esta bela manifestação que envolve as crianças de todo o mundo, que rezarão especialmente pelas situações críticas causadas pela pandemia.”

Em 2021, Francisco voltou a mencionar a campanha após o Angelus. Ele agradeceu às crianças participantes e incentivou a oração junto com elas.

No ano seguinte, o papa pediu novamente que os fiéis se unissem às crianças. A intenção incluía a paz na Ucrânia e em outros locais atingidos por conflitos.

Em outubro de 2024, o Pontífice também recordou a iniciativa durante o Angelus. Ele convidou os fiéis a se unirem às crianças que rezariam o Terço pela paz.

Há, portanto, uma novidade neste ano: Leão XIV estará pessoalmente com as crianças nos Jardins Vaticanos.

Reprodução/ Vatican News Reprodução/ Vatican News

A tradição do Terço entre as novas gerações também foi destacada por Bento XVI.

Em 2008, o Papa afirmou que a oração do Rosário não deveria ser vista como uma prática ultrapassada. A própria AIS retomou essa declaração ao divulgar a campanha de 2024.

“A oração do Rosário não é uma prática piedosa que pertence ao passado. Pelo contrário, o Rosário está experimentando uma espécie de nova primavera. Este é, sem dúvida, um dos sinais mais eloquentes de amor que a jovem geração leva a Jesus e à sua mãe Maria”.

A declaração ganhou novo destaque depois que a campanha registrou, em 2023, mais de um milhão de crianças participantes.

Saiba mais: O que os Papas dizem sobre rezar o terço?

Crianças de vários países participarão

A oração de 2026 não ficará restrita ao Vaticano. Crianças de diferentes regiões já estão sendo mobilizadas pela campanha. Há grupos previstos em países como Sudão, Zimbábue, Moçambique, Serra Leoa e Paraguai.

Na Amazônia boliviana, crianças de uma comunidade indígena T'siman também participam e rezam o Terço em T'siman e espanhol.

No Sudão, crianças de diferentes paróquias e escolas foram convidadas a participar. O país atravessa um conflito que provocou graves consequências para a população.

A proposta da AIS é criar uma rede internacional de oração. Cada comunidade poderá escolher o dia e o horário mais adequados entre 1º e 7 de outubro.

Thiago Leon/Santuário Nacio Thiago Leon/Santuário Nacio

A mensagem de Fátima na campanha de 2026

A edição deste ano tem como inspiração uma mensagem tradicionalmente associada às aparições de Fátima: “No fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.

O Cardeal Kurt Koch, presidente internacional da Ajuda à Igreja que Sofre e prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, destacou o significado do Imaculado Coração de Maria para a campanha.

ACN ACN

A imagem apresentada pela iniciativa é a de Maria como modelo de fé, oração e abertura ao Espírito Santo.

A escolha ganha destaque diante das situações de guerra, perseguição, pobreza e instabilidade que atingem diferentes regiões do mundo. A oração das crianças será apresentada como uma intenção comum pela paz e pela unidade.

Reze o terço virtual com o Santuário Nacional

Fonte: Vatican/ACN

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail