Maio é o mês de Maria. Durante estes dias, somos convidados a olhar de maneira especial para a nossa Mãe Santíssima. Dentre as práticas de devoção a Maria, o Terço aparece como uma das mais queridas pelo povo cristão.
Na oração do Terço, honramos a Maria, meditando nos mistérios da vida de Jesus. Em português, chamamos ao conjunto de 5 mistérios de “terço”, em referência ao conjunto original de 15 mistérios que compunham o Santo Rosario.

Em 2002, com a publicação da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, São João Paulo II acrescentou os mistérios luminosos, que nos permitem meditar na vida pública de Jesus.
Com este documento, o Papa quis dar um novo impulso à oração do Terço, alentando a todos a rezarem esta oração que tem o rosto de Maria e o coração de Cristo:
“O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria”
São João Paulo II
Destacamos aqui alguns:
1. Contemplar a Cristo com Maria — São João Paulo nos convida a olhar para Cristo junto com Maria, pois Ela é o modelo de oração contemplativa: “À contemplação do rosto de Cristo, ninguém se dedicou com a mesma assiduidade de Maria”. Por isso, ao fazer nossa oração do Terço, devemos dispor o coração em atitude de silêncio. Esta atitude nos ajudará a meditar unidos a Maria os mistérios da vida de Jesus, aprendendo com Ela a contemplar o Rosto de seu Filho e a presença dele em nossas vidas.
2. Guardar e meditar no coração — Com Ela somos chamados a aprender a meditar e guardar tudo no coração, tendo os olhos postos em Cristo. Assim nos diz o Papa: “As recordações de Jesus, estampadas na sua alma, acompanharam-na em cada circunstância, levando-a a percorrer novamente com o pensamento os vários momentos da sua vida junto com o Filho. Foram estas recordações que constituíram, de certo modo, o “rosário” que Ela mesma recitou constantemente nos dias da sua vida terrena”. Ao fazer nossa oração, devemos ir meditando cada mistério, relacionando-os com a nossa vida e guardando os gestos e as palavras de Jesus que vão, a cada meditação, gravando-se em nosso coração.
3. Configurar-se a Cristo com Maria — A oração do Terço nos ajuda a que nosso coração se pareça cada vez mais ao Coração de Jesus. Maria nos guia neste caminho de configuração: “O Rosário transporta-nos misticamente para junto de Maria dedicada a acompanhar o crescimento humano de Cristo na casa de Nazaré. Isto permite-lhe educar-nos e plasmar-nos, com a mesma solicitude, até que Cristo esteja formado em nós plenamente”. A cada Terço, vamos pedindo a Maria que ela nos ajude a ser outros Cristos, educando-nos como uma Mãe amorosa e zelosa.
Se temos estas atitudes interiores durante o Terço, poderemos crescer em nossa jornada espiritual entendendo que o Terço não é apenas uma oração de repetição, mas um caminho de amor a Jesus e a Maria. Que São João Paulo II, que tinha no Terço a sua oração favorita, interceda por nós neste propósito.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.