Por Cankin Ma Lam Em Espiritualidade Atualizada em 31 MAR 2020 - 11H22

Cruz, uma meditação quaresmal

shutterstock
shutterstock

Cada um pode ter várias explicações, e até várias imagens para tentar explicar o que a Cruz significa. Nas nossas igrejas, temos contato frequente com a imagem. Já ouvimos várias pregações, lemos vários textos e fizemos longas orações. Isso tudo é muito bom e vai preparando o terreno que nos permite perguntar: o que significa hoje a Cruz para mim?

Reprodução: Icon Productions
Reprodução: Icon Productions

Pois bem, uma imagem que eu gosto muito é Cristo recebendo sua Cruz para caminhar rumo ao Calvário. O instrumento de castigo nas suas mãos é transformado em instrumento de salvação. Eu imagino Jesus, ao receber a Cruz, beijando-a, pois foi o preço do nosso resgate.

Esta, que é uma imagem muito específica, permite perceber o seguinte: a Cruz simboliza a totalidade da entrega de Jesus Cristo. É evidente que o mistério de Deus é imenso e uma imagem fica muito aquém. Mas, justamente, o símbolo tem a propriedade de manifestar o que está além. Aliás, ao ver a Cruz, percebemos que ela não oculta parte alguma do Corpo do Deus encarnado.

Se a humanidade de Cristo é Sacramento do Amor de Deus pelos homens, a Cruz, em cujos braços pende o Corpo Sagrado, é instrumento sacramental desse Amor. Olhar para a Cruz com atenção pode levar-nos a contemplar o mistério de Quem é Cristo para nós. Isso acontece de forma muito concreta.

Leia MaisVocê fecha os olhos para a Cruz?O abandono na Cruz! Por que todos fugiram?É Deus que morre na Cruz?

Mais uma vez: o que diz hoje a Cruz para mim? Meditemos nisso no momento de crise e incertezas que se respira ao nosso redor.

E se, atualmente, muitos de nós experimentamos maiores limitações para aceder aos Sacramentos e a espaços sagrados, voltemos nosso olhar para os crucifixos no nosso lar, no nosso terço, talvez em alguma foto que traga lembranças de um retiro. Deixemos Deus nos encontrar também ali.

Enfim, deixemos a pergunta ressoar em nós: o que está dizendo, hoje, Cristo na sua Cruz para mim?

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.