Cuidar da criação é mais do que uma atitude ecológica, trata-se um compromisso de amor a Deus e ao próximo.
A Laudato Si’, encíclica do Papa Francisco sobre o Cuidado da Casa Comum, que completou 10 anos, recorda que a terra é dom de Deus, nossa Casa Comum, deve ser respeitada, cultivada e protegida.
Ao observarmos a natureza percebemos a delicadeza de um Deus que age nos detalhes. Toda a criação é um espelho da presença divina.
“Se deixarmos de falar a língua da fraternidade e da beleza na nossa relação com o mundo, então as nossas atitudes serão as do dominador, do consumidor ou de um mero explorador dos recursos naturais [...] Pelo contrário, se nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe, então brotarão de modo espontâneo a sobriedade e a solicitude”, afirmou Francisco na encíclica.
Infelizmente, o que vemos hoje é uma natureza ferida, nossas florestas sendo destruídas, rios contaminados, o clima mudando de forma preocupante.

“ [São] Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. […] Manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados.” (Laudato Si’)
E quem mais sofre com essa realidade? Os mais pobres. Aqueles que vivem do que a terra oferece, que dependem da chuva, da colheita, do equilíbrio natural.
A Laudato Si’ nos convida a uma conversão ecológica. Não basta reconhecer os problemas; é preciso mudar de vida. Rever hábitos, cultivar o cuidado, abraçar um estilo de vida mais simples e mais humano. Cuidar do meio ambiente é também cuidar da nossa própria dignidade como filhos e filhas de Deus.
add_box Confira o Especial 10 anos da Encíclica Laudato Si“A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum.” (Laudato Si’)
Peçamos a Deus:
Senhor da vida, ensina-nos a escutar o clamor da Terra.
Desperta em nós o amor pelo que é simples e essencial.
Que cuidemos da criação como quem cuida de um irmão:
Com carinho, respeito e esperança.
Amém.
🌎 Cuidar da Casa Comum também é nossa missão!
O Santuário Nacional mantém ações sustentáveis em sintonia com a Laudato Si', promovendo o cuidado com a Criação.
Fonte: Encíclica Laudato Si'
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.