Espiritualidade

Em posse de tal esperança, procedemos com total desassombro

Joana Darc Venancio (Redação A12)

Escrito por Joana Darc Venancio

12 ABR 2021 - 08H15 (Atualizada em 12 ABR 2021 - 09H30)

Shutterstock/ UfaBizPhoto esperança (Shutterstock/ UfaBizPhoto)

Espalhar a Esperança é uma urgência da humanidade. Se a esperança não for o antídoto neutralizador dos muitos venenos que nos mantêm cabisbaixos, desanimados, desesperançados e até desesperados, não conseguiremos viver e conviver harmoniosamente. Precisamos alimentar a esperança. "E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rm 5,5)

A ausência da esperança é preocupante, pois somos arrastados para trevas, afastando-nos da Luz: "...nossos ossos estão secos, nossa esperança está morta; estamos perdidos!" (Ez 37,11). A desesperança ofusca os sonhos, amplia o vazio, desacredita a força do bem, desestabiliza as emoções. E mais do que isso, a desesperança eleva a força do mal e nos impede de ver a verdade e a força do bem. A desesperança nos aprisiona no medo, no pavor e na angústia, tornando-nos insensíveis ao amor de Deus.

Será dito: esta terra que se achava devastada tornou-se um jardim do Éden! Essas cidades em ruínas, desertas e desoladas, estão agora restauradas e repovoadas. Então, as nações que restaram em torno de vós saberão que sou eu o Senhor, que reconstruí o que estava em ruínas e replantei o que estava baldio. Sou eu, o Senhor, que o digo e o farei. (Ez 36, 35-36)

A Doutrina da Igreja Católica destaca a Esperança como uma das Virtudes Teologais. O que elas representam? “De facto, as virtudes teologais referem-se diretamente a Deus e dispõem os cristãos para viverem em relação com a Santíssima Trindade. (CIC 1812). São três as Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade. E elas “São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. “São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade” (CIC 1813).

O Dicionário da Língua Portuguesa aponta como antônimos de esperança: desesperança, descrença, incredulidade, ceticismo, dúvida, desilusão, desengano, decepção, desapontamento, desespero, desesperação. Todas condições contrárias ao que nos ensina a Palavra de Deus: "Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração." (Rm 12,12)


devotos mirins
devotos mirins


O Catecismo da Igreja Católica orienta sobre o pecado contra a Esperança, que é, sem dúvida, pecar contra Deus e contra os irmãos:

O primeiro mandamento visa também aos pecados contra a esperança, que são o desespero e a presunção.

Pelo desespero, o homem deixa de esperar de Deus sua salivação pessoal, os auxílios para alcançá-la ou o perdão de seus pecados. O desespero opõe-se à bondade de Deus, à sua justiça porque o Senhor é fiel a suas promessas e à sua misericórdia. (CIC 2091)

Há duas espécies de presunção. Ou o homem presume de suas capacidades (esperando poder salvar-se sem a ajuda do alto), ou então presume da onipotência ou da misericórdia de Deus (esperando obter seu perdão sem conversão e a glória sem mérito). (CIC 2092)

Ter esperança é acreditar na vida. Ter esperança é acreditar em Deus. Ter esperança é acreditar na plenitude do Amor de Jesus. Ter esperança é acreditar que “Enquanto há vida, há esperança (Ecl 9,4).

Ter esperança é acreditar que a Vida venceu a Morte: Ele não está aqui! Ressuscitou! (Lc 24, 6) e que “Em posse de tal esperança, procedemos com total desassombro" (II Cor 3,12).

Escrito por
Joana Darc Venancio (Redação A12)
Joana Darc Venancio

Pedagoga, Mestre em educação e Doutora em Filosofia. Especialista em Educação a Distância e Administração Escolar, Teóloga pelo Centro Universitário Claretiano. Professora da Universidade Estácio de Sá. Coordenadora da Pastoral da Educação e da Catequese na Diocese de Itaguaí (RJ)

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.