Nesta segunda parte da Série Virtudes Teologais, vamos tratar sobre a esperança. Como cristãos professamos que a Esperança não é algo, mas alguém — Jesus Cristo.
É Ele a razão e motivação de toda a nossa vida. Nele devemos depositar toda a nossa confiança e a nossa vida. Leia MaisVirtudes teologais: a féPapa Francisco inicia catequese sobre as virtudes teologais
No Catecismo da Igreja Católica (CIC) vemos que a esperança como virtude teologal é aquela que faz crermos no Reino dos céus e na vida eterna e a buscar nossas forças, não em nós mesmos, mas no auxílio do Espírito Santo.
“A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo o homem; assume as esperanças que inspiram as atividades dos homens, purifica-as e ordena-as para o Reino dos céus; protege contra o desânimo; sustenta no abatimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O ânimo que a esperança dá preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade.” (CIC, 1818)
Além disso, o Catecismo afirma que a esperança cristã possui sua origem em nosso pai da fé, Abraão, que graças a sua confiança plena em Deus durante a provação do sacrifício de Isaac, foi enriquecida com as promessas e proteção do Pai.
Nesse sentido, esperemos tudo de Deus em meio as adversidades e situações que se apresentam no dia a dia, pois a esperança é algo concreto.
“Conservemos firmemente a esperança que professamos, pois Aquele que fez a promessa é fiel” (Hb 10, 23).
Amor em Poesia: o Cântico dos Cânticos
Conheça mais sobre o Cântico dos Cânticos, o canto de amor conjugal presente nas Sagradas Escrituras.
Santa Gianna e Pietro: um amor guiado por Deus
Santa Gianna testemunha, por meio de suas cartas ao esposo Pietro, que o verdadeiro amor conjugal é decisão, doação e caminho de santidade.
“Uso o BTS a meu favor para evangelizar a juventude”, conta freira ARMY
Ir. Carla Maria une formação com jovens em Minas Gerais com músicas de grupo de k-pop
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.