Neste tempo em que um novo Papa, Leão XIV, é chamado a conduzir a Igreja, talvez seja providencial recordar os santos que mais nos ajudam a compreender a relação entre fé e cuidado com o mundo criado por Deus.
Curiosamente, o nome Leão remonta tanto ao grande Papa Leão Magno quanto ao fiel Frei Leão, amigo e confidente de São Francisco de Assis — aquele que melhor entendeu a ternura e a exigência do santo em viver a paz com toda criatura.
Vindo o papa de uma espiritualidade agostiniana, fizemos com que São Francisco de Assis e Santo Agostinho se “encontrassem” para uma conversa — que não aconteceu, mas poderia ter ocorrido — sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Ecologia Integral.
Francisco, com sua simplicidade e amor pela criação, fala sobre a alegria de servir a Deus no cuidado da criação, enquanto Agostinho reflete sobre a graça divina presente em cada detalhe do que foi feito e pensado por Deus.
Ambos compartilham suas experiências e compreensões. A partir do chamado à conversão ecológica, motivado pela CF 2025, confira uma conversa sobre Ecologia, entre santos:
Santo Agostinho:
Francisco, sempre admirei seu amor pela Criação! Você diz que todas as criaturas são nossas irmãs, mas muitos as tratam como se fossem apenas coisas a serem exploradas. Por que você acredita que o homem se afastou tanto desse cuidado?
São Francisco:
Meu irmão, o homem se esqueceu de que tudo pertence a Deus. Em sua ânsia de possuir, ele passou a ver a natureza como algo que pode dominar, em vez de cuidar. Mas o Criador não nos deu o mundo para destruí-lo, e sim para cultivá-lo e preservá-lo com gratidão.
Santo Agostinho:
Sim, a criação é um reflexo da bondade divina. Vejo que muitos se deixam levar pela soberba e pelo desejo desenfreado, esquecendo-se de que essa beleza é passageira e que são apenas administradores, não donos.
São Francisco:
E não é essa a raiz do problema? A soberba faz o homem pensar que pode usar e descartar tudo. Mas cada criatura tem um propósito diante de Deus. Até o menor dos passarinhos canta para Sua glória, e o menor dos insetos tem sua função no equilíbrio da Terra. Se destruímos esse equilíbrio, ferimos não apenas a Criação, mas a nós mesmos.
Santo Agostinho:
Vejo sabedoria em suas palavras. O amor-próprio desordenado leva à ruína da alma e do mundo. Se o homem não ordena seu coração para o bem comum, viverá sempre consumindo sem medida, sem perceber que, ao devastar a terra, ele próprio se empobrece.
São Francisco:
Por isso, precisamos lembrar que tudo está interligado. Não há como buscar Deus e desprezar a criação, assim como não há como amar o próximo e ignorar sua necessidade de um ambiente saudável para viver. O cuidado com a Terra e o cuidado com os irmãos são um só chamado.
Santo Agostinho:
Então, a verdadeira conversão envolve não apenas o coração, mas também a forma como vivemos no mundo. Amar a Deus é também amar o que Ele criou, respeitando e preservando sua obra.
São Francisco:
Sim, meu irmão! Quando o homem aprender a ver a natureza como um dom, então viverá em verdadeira harmonia com Deus, consigo mesmo e com toda a Criação!
Em tempos de desafios ecológicos e de nova esperança para a Igreja com o início do ministério do Papa Leão XIV, é simbólico lembrar que o cuidado com a Casa Comum não é uma pauta passageira, mas parte do chamado à conversão que envolve todo o nosso ser — coração, razão e atitude.
Acesse conteúdos especiais sobre a Campanha da Fraternidade 2025 e ajude a lembrar a todos que cuidar da criação é um gesto de fé e compromisso com o Evangelho.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.