Espiritualidade

Família, Santuário da Vida!

“A glória de Deus é a vida do ser humano” (Santo Irineu)

Padre Inácio_3 (Juan Ribeiro / Rede Aparecida)

Escrito por Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

08 OUT 2021 - 15H19 (Atualizada em 08 OUT 2021 - 15H40)

Thiago Leon Família reunida na sala (Thiago Leon)

Outubro é um mês que nos traz muitos motivos de comemoração e celebração. Entre eles, no dia 08 a Igreja Católica no Brasil celebra o Dia do Nascituro, que sempre é antecedido pela Semana Nacional da Vida, que nesse ano foca a família como “santuário da vida”.

O objetivo dessa semana indica a preocupação em promover, proteger, defender e valorizar a vida humana, em todas as circunstâncias, desde a sua concepção até a morte natural. Nascituro é aquela pessoa que ainda não veio à luz, mas já está vivendo no seio materno.

Leia MaisCuidar da Vida desde a concepção!O direito à vida é um dos mais fundamentais para o ser humano, por isso, as leis, a moral e a ética dos grupos e sociedades geralmente giram em torno do estabelecimento da ordem para a manutenção da vida.

Infelizmente, o respeito a esse direito fundamental anda substituído pelo ódio, pela violência gratuita e pelo descaso com o sofrimento alheio.

“Nessa hora da vida ameaçada por hábitos e comportamentos de risco, tais como pelas drogas, ideologias partidárias e institucionais que promovem o aborto e a eutanásia (...), a Igreja Católica e a família devem promover a formação de discípulos missionários que irão atuar em associações familiares, em Conselhos de Saúde, em trabalhos de voluntariado, em programas de formação da sexualidade digna, da paternidade responsável e em grupos de cuidados paliativos”, é o que nos pede a Igreja.

Thiago Leon
Thiago Leon

Cuidar da vida é tarefa de todo cristão, pois a família, em todas as suas modalidades e formas, deve ser o lugar por excelência do cumprimento dessa tarefa, por ser o “santuário da vida”.

A Igreja se empenha em defender e promover a vida desde o momento da concepção até a derradeira hora de passar desta vida para a vida eterna. “Deus colocou no centro, como ápice da criação, a sua grande obra. Apesar de sempre querermos ter filhos saudáveis, mesmo quando uma criança nasce gravemente doente, ela continua sendo uma filha de Deus, e, portanto, deve ser amada, respeitada e protegida desde o seio materno”.

Aproveitemos a Semana Nacional da Vida para reafirmar nosso compromisso com a vida, desde a concepção até o último suspiro. Renovemos a nossa decisão de lutar contra qualquer prática que atente contra a vida, nos posicionando contra as leis que pretendem legalizar práticas que sejam geradoras de morte e não de vida.

Escrito por
Padre Inácio_3 (Juan Ribeiro / Rede Aparecida)
Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.