A Doutrina Social da Igreja zela pelos princípios do Evangelho em todas as esferas da sociedade. Seu principal objetivo é ajudar o homem no caminho da salvação, formando consciências para a proteção da dignidade da pessoa humana.
Ela reúne ensinamentos da Igreja sobre as questões sociais, econômicas e políticas com o intuito de promover o verdadeiro bem comum, inclusive os fins espirituais do homem, a solidariedade e a justiça, de acordo com o Evangelho.
Isso porque, como Mãe, a Igreja pensa e fala sobre as realidades da sociedade, como a defesa da vida, a pobreza e a desigualdade, para orientar e amparar todos os fiéis no âmbito moral e evangélico.
Nesse sentido, iremos refletir no 8º dia da Novena da Padroeira o tema: “Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz”. Nossa Senhora, como guardiã da vida, mulher da família e rainha da paz, é nosso fiel exemplo de vivência do evangelho na vida cotidiana.
O missionário redentorista, Fr. Jefferson Lucas, C.Ss.R., aborda o assunto da Doutrina Social da Igreja e destaca três atitudes de Nossa Senhora nas quais podemos nos espelhar no dia a dia para a promoção da vida, da justiça e da paz:
Iluminados pelo princípio da caridade e por Maria, somos impulsionados a construir um mundo melhor, “na consciência de que não pode existir um paraíso terrestre”, como afirma o Compêndio da Doutrina Social da Igreja.
Nosso compromisso, como fiéis leigos, deve ser comportar-nos de maneira a fazer brilhar a força do Evangelho na vida cotidiana, na família e na sociedade. Nossa Senhora, a Mãe da Esperança, com seu jeito de amar a Deus, nos motiva a caminhar sempre por esse caminho!
add_box Conheça o trono e os mantos de Nossa Senhora para a Novena
Reflexão Semanal: as bem-aventuranças como caminho para nós
As bem-aventuranças revelam o caminho da verdadeira felicidade, marcado pela confiança em Deus e pela vivência do amor. Assista à reflexão completa!
Sinodalidade: a comunicação na era da inteligência artificial
Na mensagem para o Dia das Comunicações, o Papa Leão XIV destaca a responsabilidade no uso da tecnologia e o valor da escuta e da empatia.
Por que a Igreja abençoa velas na Apresentação do Senhor?
Entenda por que a Igreja abençoa velas na Apresentação do Senhor e o significado bíblico da luz de Cristo na liturgia desse dia festivo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.