Nesta sexta-feira (26), o Santuário Nacional apresentou o trono e os mantos de Nossa Senhora Aparecida que serão utilizados na Novena da Padroeira 2025.
A apresentação foi realizada em uma cerimônia transmitida pelo canal do YouTube do Santuário Nacional e os devotos puderam prestigiar esse momento tão especial que faz parte das celebrações da Novena.
A cerimônia contou com a participação dos Missionários Redentoristas Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional e Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., prefeito de Igreja, além da Irmã Maria Regina Conceição, do Carmelo de Aparecida, e o arquiteto Almir José Neto.
Neste ano, o tema da Novena nos convida a refletir: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”. Uma oportunidade para compreender o papel de Maria como catequista em nossas vidas.
Anualmente, os mantos são bordados à mão pelas Irmãs do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus em Aparecida (SP) que, com todo o cuidado, transformam a arte em um símbolo de beleza e fé.
“O filho de Deus deu-nos por Mãe, uma rainha incomparável que nos protege e cobre com seu manto de amor. Maria oferece uma maternidade real, não apenas simbólica. Santo Afonso, fundador dos Missionários Redentoristas, via Maria como dulcíssima esperança, protegendo-nos sempre com o seu manto de amor. O manto de Nossa Senhora, numa palavra, simboliza abrigo, proteção e amparo. É sobre a especial proteção de Maria que cultivamos o bom propósito de conhecer Jesus e cuidar da vida”, explica Pe. Eduardo Catalfo.
Neste ano, o manto da Novena da Tarde traz o símbolo do Espírito Santo e o manto da Novena Solene, o Alfa e Ômega.
Já o local onde a imagem de Nossa Senhora é colocada após sua entronização nos dias da Novena foi produzido pelos colaboradores do Santuário e projetado pelo arquiteto especialista em arte sacra, Almir Neto, que assina o projeto do trono pela terceira vez.
“O artístico nasce no silêncio da inspiração do arquiteto sacro Almir Neto, mas ele só ganha forma nos materiais moldados pelas mãos dos colaboradores do Santuário de Aparecida”, contou o reitor do Santuário Nacional.
Pe. Ferdinando fez uma breve reflexão sobre o significado dos detalhes do trono deste ano que nos recordam a magnitude da fé e da vida.
“O trono traz duas realidades: a da fé e a da vida, porque a fé não se separa da vida e a vida não se separa da fé. Por isso, esses dois elementos: a fé e a vida estão presentes no trono. A vida ligamos à cor marrom da madeira, simbolizando a nossa realidade, o nosso viver neste mundo. Outro elemento é a cor dourada, que vem lembrar exatamente a eternidade como luz resplandecente sobre nós e a dignidade de Maria, que também é luz, porque está junto de seu filho Jesus”.
O trono deste ano também remete ao acolhimento do Santuário Nacional, trazendo elementos que lembram o baldaquino, conforme detalhou o arquiteto Almir José Neto.
“Duas são as naturezas próprias da concepção desse trono: a fé, o conhecer a Jesus e o confiar Nele, que é nosso Salvador e Redentor. E a vida, essa vida que aprendemos a cuidar nesse lugar próprio que é estar junto de Maria. Logo, a imagem deste ano está num lugar a nos aguardar para que, junto Dela, possamos melhor conhecer Jesus e cuidar da vida. Coroando a composição como um todo, uma imagem do Espírito Santo, da mesma forma que temos o Espírito Santo no alto da Cúpula do nosso Altar Central”, explicou.
A apresentação dos mantos e do trono de Nossa Senhora, uma semana antes do início da Novena, é mais um convite para que o devoto possa refletir cada detalhe presente nesses trabalhos manuais e se preparar para as festividades em honra à Padroeira do Brasil.
Rota da Luz celebra 10 anos com peregrinação a Aparecida
A Rota da Luz completa 10 anos com uma peregrinação especial. O trajeto de 201 km reforça a devoção e a segurança dos fiéis que vêm a pé à Casa da Mãe.
No dia de São José, Igreja reza pela família e pela paz
Santuário celebrou São José e os 10 anos da Amoris Laetitia, destacando justiça, família e oração pela paz na missa presidida por Dom Bruno Versari.
Na alegria do amor, mulheres do terço são enviadas em missão
Na missa de envio, as Mulheres do Terço foram incentivadas a viver a alegria da fé, testemunhar o Evangelho e evangelizar em suas comunidades.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.