Por Redação A12 Em Espiritualidade Atualizada em 09 MAI 2018 - 11H59

Novena do Espírito Santo

Estamos em plena novena de Pentecostes, cuja festa será celebrada no próximo domingo. A Igreja aprende as lições da história, dos fatos que vive. Neles enxerga a providência de Deus. Foi assim que aconteceu com os nove dias que os discípulos ficaram em Jerusalém, reunidos no cenáculo, aguardando a vinda do Espírito, prometido por Jesus.

shutterstock
shutterstock

Esses nove dias se constituíram na primeira “novena” que a Igreja celebrou. E desta primeira experiência a Igreja tira o símbolo de toda preparação intensa que precisamos fazer, e para a qual precisamos contar com a graça especial de Deus. Assim nasceu a “novena”, que agora pode tomar tantas formas.

Leia MaisOs 7 dons do Espírito e as 7 preces de FranciscoA forma mais solene é sempre esta, que cada ano precede a festa de Pentecostes. Nela, voltamos a assumir a mesma atitude da Igreja primitiva: antes de partir em missão, precisamos invocar a graça do Espírito Santo.

Temos a mesma sensação dos discípulos no início da Igreja. São tantos os desafios que aguardam a missão dos cristãos, que o melhor mesmo é colocar-nos em oração, como fizeram os apóstolos, e invocar a força do Espírito Santo.

:: Pentecostes: O nascimento da Igreja Missionária

:: Pentecostes: receber e viver os Dons do Espírito Santo

Na medida em que soubermos permanecer unidos, em oração, na fé e na caridade, o Espírito Santo nos impregnará não só de sua verdade, mas também do seu amor. Assim podemos abraçar com generosidade nossa missão, iluminados por sua luz e sustentados por sua graça. 

Fonte: Dom Demétrio Valentini, Bispo emérito de Jales (SP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.