Esta é a petição central da oração do Pai Nosso. Nas três primeiras, vemos como o Reino se faz presente quando: santificamos Seu nome, cumprimos Sua vontade e somos obedientes. E nas três últimas vemos que o tema central consiste em acolher o perdão de Deus. E, para isso, temos que oferecer nosso próprio perdão.
Leia MaisOração em Libras | Pai NossoVoltando a esta petição central, vejamos que é Deus que oferece o Pão ao homem, pois é algo que nunca poderemos obter com as nossas próprias forças. Ao rezar esta oração do Pai Nosso, nós lhe pedimos este pão e esperamos por ele.
O estudo da raiz desta frase é complexo. Uma das traduções latinas diz: Panem nostrum supersubstantialem da nobis hodie. Este supersubstantialem veio do grego Epiousium (Epi+Ousia: por cima de + substância).
Este pão supersubstancial, Orígenes o relaciona ao perpétuo, necessário, especial que é este Pão para nós. Pão que está para além do tempo, para além do quotidiano. Porém, é um Pão para o hoje, é o Pão que tem que vir, que vem de fato.

Este Pão Nosso de cada dia é o alimento que encontramos, também, no Discurso do Pão da Vida (Jo 6, 1-61), no qual encontramos a associação real entre o Senhor Jesus com o pão do Céu que será comido e sacramentado para os homens. Trata-se de uma dinâmica relacional de entrega e comunhão entre o Pai e o Filho. Vemos, assim, que é o Pai quem entrega o Filho para nós, e como Pão, como alimento. E vemos, em Jesus, o Filho, Aquele que só quer que se cumpra a vontade do Pai, pois esse é Seu alimento.
Leia MaisA ousadia do “Pai Nosso”Finalmente, quero falar sobre a Eucaristia (Lc 22, 19-20), pois na lógica da Eucaristia encontramos a lógica da vida cristã: fazer-nos Pão para nossos irmãos; devemos ser Pão para os irmãos, ser motivo de vida para eles.
Espero que esta reflexão nos ajude quando formos dirigir-nos ao Pai, rezando com o próprio espírito do Filho a oração que Ele nos ensinou, de maneira especial quando o rezemos durante a Santa Missa, como preparação para receber esse pão nosso, o especial e necessário para nossa vida cristã.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.