“Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta com estas palavras: ‘A virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, nome que significa 'Deus conosco’”. (Mt 1,22-23)
São José estava prestes a romper o noivado com a Virgem Maria quando o anjo do Senhor apareceu em sonho e revelou a origem divina do Menino Jesus e qual forma ele será reconhecido.
Leia MaisOs títulos de Jesus: A Videira VerdadeiraOs títulos de Jesus: O Verbo DivinoO texto do Evangelho de Mateus interpreta a mensagem do anjo como uma profecia da vinda do Messias, da encarnação de Deus e também a personalidade do Filho de Maria, a partir do que o profeta Isaías proclama diante de Acaz, cinco séculos antes da vinda do anunciado nela:
“Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’” (Is 7,14).
Emanuel é mais que um título, mas sim um atributo, como Isaías explica que o Messias será chamado “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz” (Is 9, 5). Em hebraico, “ser chamado” e “ser” significa a mesma coisa, então “ser chamado Emanuel” significa, no fim, que “ele será o Deus vivendo com e entre nós”. Por natureza, ele é o Emanuel.
Isaías, em sua profecia, nos mostra ainda que algo muito especial acontece quando Emanuel (Deus conosco) está entre nós. Falando sobre o juízo que viria a Israel, o profeta ainda diz: “Mesmo que vocês criem estratégias, elas serão frustradas; mesmo que façam planos, não terão sucesso, pois Deus está conosco!” (Is 8,10).

Ele está no meio de nós!
E a profecia se cumpre plenamente, pois cremos que Cristo é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Deus feito humano nascido em Belém, que cresceu em Nazaré e morreu em Jerusalém, ressuscitado ao terceiro dia e subiu aos céus, como Senhor do Universo.
O que Deus continua a realizar nesse mundo, faz através da humanidade de Jesus, a alma humana de Cristo se torna onipotente. Esta alma toca a nossa alma a todo o momento! São Lucas descreve que os discípulos após verem Jesus subir ao Céu, “voltaram a Jerusalém cheios de grande alegria” (Lc 24,52).
Eles haviam experimentado o quanto eram verdadeiras as Suas palavras. Assim como nós também sentiremos uma imensa alegria, se vivermos realmente na promessa de Jesus: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20)
Por isso, Jesus, é “o nome acima de todos os nomes” (Fl 2, 11). Este nome expressa a missão do Filho de Deus ao se encarnar. Revela o motivo da encarnação. Jesus, em língua hebraica, quer dizer “Deus salva”. Aquele que vem dar a saúde à alma, que é onde mora a enfermidade do pecado.
Jesus é o Senhor e estará para sempre presente, seu poder é total e sua presença é eterna. “Conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pd 1,20). Somos os chamados a ser testemunhas e a proclamar com convicção a verdade do nascimento de Cristo, um tesouro não somente para nós, mas para todos.
Como foi a apresentação do Menino Jesus no templo?
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.